quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Tiramisu

O Verão tem os dias contados, mas apesar disso, recebo sempre o Outono de braços abertos. Há uma série de coisas boas na mudança da estação. Cá por casa começa-se a planear outros programas e alternativas ao frio. É sempre bom partimos para outra e deixarmos para trás o que foi este Verão louco. Não morri de tédio, não me queixei da falta de recursos financeiros para ter aquelas férias paradisíacas e não parei um minuto, aproveitando cada dia ao máximo. E sim, foram as melhores férias de Verão de sempre. Percalços? Sim, houve alguns, mas cá estou eu para agarrar o touro pelos chifres. A felicidade constrói-se e para aqueles que pensam que ela chega até nós, sem mexermos uma palha, desenganem-se e levantem esse cú gordo do sofá!
E para terminar, adivinhem quem foi o meu melhor amigo nas férias? Não, não foi o vizinho do 2º andar, foi o café! E é por isso que eu adoro esta sobremesa. Eu sei, eu sei, a foto não está apelativa, nem sequer deixa espreitar o interior... Mas vão ficar aborrecidos com isso?

Ingredientes para 8 a 10 pessoas:
- 5 ovos (tamanho L)
- 5 colheres de sopa de açúcar (usei refinado) + para adoçar o café (opcional)
- 500g de queijo mascarpone
- 300ml de café forte 
- 1 cálice pequeno de rum ou brandy
- 400g de palitos de la reine
- cacau em pó q.b.

Preparação:
Separar as claras da gemas. Bater as gemas com o açúcar até obter uma gemada fofa e esbranquiçada. Sem parar de bater adicionar o mascarpone aos poucos, até ficar uma mistura homogénea e lisa. 
Bater as claras em castelo e adicionar lentamente ao preparado anterior. 
Fazer o café, adicionar o rum, adoçar a gosto e deixar arrefecer. Mergulhar os palitos um a um e dispor numa travessa grande. Alternar com o creme e por cima polvilhar com cacau. Repetir as camadas, ficando a última camada de creme. Levar ao frigorífico 3 a 4 horas. Na hora de servir polvilhar com cacau. Bom apetite!

5 comentários:

  1. Das minhas sobremesas preferidas :) No verão e no inverno:) que delícia. beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Huummm....
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Adorooooo! É uma das minhas sobremesas favoritas, mas como sou a única a gostar cá em casa, raramente faço...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Antigamente fazia muitas vezes o meu irmão adora.

    Beijinho,

    Susana
    As Papinhas dos Babinhos

    ResponderEliminar
  5. Eu acho que a foto está linda, porque demonstra o melhor da sobremesa: o cacau! :)

    ResponderEliminar