08 setembro 2015

Bolinhos de noz e mel

Ando gulosa, ando! Mas também ando sempre a equilibrar as gulosices que faço. Desta vez saíram do meu mini forno, uns bolinhos de noz adoçados com mel e muito pouca gordura. Tão práticos de fazer, que nem é preciso batedeira nem untar formas. Uso papel vegetal e já está. No forno ficam o tempo suficiente de eu ir preparando a mesa para o chá e arrumando a cozinha. Ficam tão bons que já fiz duas vezes em duas semanas.


Ingredientes para 6 bolinhos:
- 2 ovos tamanho L
- 4 colheres de sopa de mel
- 1 colher de sopa de manteiga que depois é derretida e arrefecida
- 6 colheres de sopa de farinha de trigo (usei Tipo 55)
- 1 colher de café de fermento químico Royal
- 1 chávena de chá de miolo de noz triturado no robot de cozinha, e uma pequena parte picada grosseiramente com a faca

Preparação:
Numa taça e com a ajuda de uma vara de arames, misturar os ovos, o mel e a manteiga, o tempo suficiente até estar tudo bem ligado. 

Adicionar a farinha e o fermento peneirados e voltar a misturar. Por fim acrescentar as nozes e envolver bem.

Forrar as formas com papel vegetal e sem untar (costumo fazer duas tiras de papel vegetal e coloco tipo em cruz nas formas descartáveis de alumínio). Dividir a massa pelas 6 formas até cerca de metade das formas. Se for utilizado mais mel nesta receita ter atenção para não encher muito e fazer também o equilíbrio com mais farinha.

Levar ao forno pré-aquecido a 160º, aproximadamente 20 ou um pouco mais se os quiserem mais dourados em cima. Bom apetite!

5 comentários:

  1. Ando a ouvir queixas por causa da falta de bolinhos ao pequeno almoço por isso vou fazer esses que parecem ser muito bons e perfeitos para o pequeno almoço ou lanche! beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gostei muito. Simples, rápidos de fazer e adoçados com mel parecem-me uma excelente opção para quem andou como nós a abusar nos doces. beijocas

      Eliminar
  2. Quero 1 por favor!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já vai a caminho eheheh. beijocas

      Eliminar
  3. Belos bolinhos! São daqueles que sabem bem a qualquer altura do dia :) Pena não poder comer um agora!
    Bjs

    ResponderEliminar

Comentem e critiquem à vontade. Estou aqui para partilhar e também para aprender. Apenas não serão publicados comentários sem serem assinados e desprovidos de sentido.

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...