quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Mini tartes de maçã ao estilo americano

Para intercalar com a nova salada que tenho para vos mostrar amanhã, decidi ir ao arquivo ver as receitas em stand by. Estas "pequenas" estavam muito boas, mas não superaram a menina dos meus olhos que me roubou o coração assim que a conheci. Queria mostrar o interior, não fosse o fundo de madeira branco que estava atrás delas no momento em que estava a testar como ia fotografar e que adereços ficariam bem, ter caído em cima das tartes e... Pois, isso mesmo. Fica para a próxima, combinado?

Ingredientes para 5 mini tartes:
Massa:
- 150g de farinha de trigo (usei Tipo 55)
- 1 colher de café de sal fino
- 1 colher de sopa de açúcar refinado
- 75g de manteiga aos cubinhos e bem gelada
- 30ml de água gelada
Recheio:
- 3 maçãs vermelhas grandes 
- raspa e sumo de 1 limão pequeno
- 1 colher rasa de chá de canela em pó
- 1 pitada de noz noscada
- 1 colher de sopa cheia de farinha de trigo
- 3 colheres de sopa de açúcar refinado

- 1 ovo pequeno para pincelar
- açúcar mascavado q.b. para polvilhar

Preparação:
Para a massa, colocar numa taça a farinha, o sal, o açúcar e misturar. Adicionar a manteiga e com as pontas dos dedos misturar com a farinha até ficar com uma textura de migalhas. Acrescentar a água e amassar sem trabalhar muito a massa, apenas o suficiente para unir tudo e formar uma bola. Levar a massa ao frigorífico enrolada em película aderente, pelos menos 30 minutos.

Descascar as maçãs e cortar aos cubos pequenos. Colocar numa taça grande, adicionar a raspa e o sumo de limão, a canela, a noz moscada e a farinha. Misturar tudo muito bem. 

Retirar a massa do frigorífico. Polvilhar a bancada da cozinha com farinha e estender a massa cuidadosamente com o rolo, numa espessura o suficiente para que não se rasgue. Com a ajuda de um aro de cozinha cortar 10 círculos. Colocar cada circulo nas formas (usei formas vulgares de empadas). Encher generosamente até cima com o preparado das maçãs e cobrir com mais um circulo de massa. Unir bem a massa de baixo com a de cima e fazer um feitio a gosto. Pincelar com ovo batido e polvilhar com um pouco de açúcar mascavado. Se sobrar massa poderão fazer pétalas, por exemplo, para enfeitar.

Levar ao forno pré-aquecido a 180º, aproximadamente 35/40 minutos, ou até a massa estar crocante e dourada. Retirar do forno, deixar arrefecer um pouco e desenformar. Bom apetite!

7 comentários:

  1. Ja tenho saudades de comer tarte americana! Na epoca das maça s a minha mae fazia imensas vezes, era tao bom! E assim em miniaturas ficam bem giras e sao perfeitas para servir num jantar, por exemplo, porque assim nao corremos o risco da fatia se desmoronar! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu fiz assim para não abusar e fazer uma muito grande. Pois como sabes nas férias comemos muitos doces. E esta semana tenho me portado muito bem! beijocas

      Eliminar
  2. Ficaram lindas estas versões mini. Que doce lanchinho dariam agora humm


    beijinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Mariana. beijoca grande grande para o norte!

      Eliminar
  3. Gosto imenso de tarte de maçã ( e já fui espreitar a outra também) e estas, em versão, mini ficaram tão lindas! Podem comer-se ( quase) sem culpas.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, quase sem culpas, porque abusámos muito estas férias e como sou eu a cozinheira, tenho de zelar por aqueles comilões (incluindo eu, claro!). Beijinhos e bom fds.

      Eliminar
  4. Obrigada Susana! Bom fds para ti e para o teus.

    ResponderEliminar