08 março 2017

Bolo de amêndoa, nozes e ameixas secas

Fui tão generosa quando deixei o bolo a cozer menos 2 minutos. O tempo suficiente para ficar mais molinho por dentro como ele gosta. Depois fui tão má quando no dia a seguir escondi o bolo numa caixa dentro de um armário. Sabia que ele me iria perguntar pelo bolo quando chegasse a casa primeiro que eu. Claro que não lhe disse onde estava, e só de o imaginar zangado à procura do bolo, as risadas que dei sozinha no trabalho. Quando cheguei a casa achei-o cabisbaixo e fui buscar uma fatia de bolo para o animar. Ele só comeu metade. Talvez faça outro bolo ainda melhor que este, que ele adorou. Talvez um dia deixe de brincar com ele e pregar-lhe partidas como esconder os bolos que ele mais gosta, ou talvez não. Adoro brincar com ele, mesmo que já se tenham passado mais de 20 anos, há coisas que nunca mudam, outras mudam para ainda melhor.

Ingredientes:
- 4 ovos tamanho L à temperatura ambiente
- 50ml de óleo de coco puro (derreter no micro-ondas e deixar arrefecer)
- 3 colheres de sopa rasas de mel
- 150g de amêndoa ralada (farinha de amêndoa)
- 50g de farinha de trigo Tipo 55
- 1 colher de sobremesa de fermento químico
- 100g de ameixas secas (usei com caroço)
- 100g de miolo de nozes

Preparação:
Numa taça grande bater com a ajuda de uma vara de arames, os ovos, o óleo de coco e o mel, o suficiente para ficar bem misturado. Acrescentar a amêndoa, a farinha e o fermento e voltar a mexer até ficar bem encorporado.
Retirar o caroço às ameixas e triturar no robot de cozinha juntamente com as nozes, deixando algumas nozes à parte para picar grosseiramente. Juntar à taça e envolver bem, não esquecendo de adicionar as nozes picadas à parte.
Forrar uma forma tipo bolo inglês com papel vegetal e verter o preparado, que é mais espesso que uma massa de bolo comum. Alisar a superfície com a espátula e levar ao forno pré-aquecido a 170º, aproximadamente 30 minutos. Fazer o teste do palito, se sair limpo está cozido. Desenformar e deixar arrefecer por completo antes de fatiar. Bom apetite!

4 comentários:

  1. Este bolo vem mesmo a calhar, tenho ameixas secas para gastar! És uma brincalhona! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fica uma delícia e bastante docinho, mesmo sem açúcar. E sim sou mesmo uma brincalhona malvada. Não resisto a brincar com ele ;). bjs

      Eliminar
  2. Que ótimo aspecto! Fiz um parecido com banana mas esta combinação com ameixas e nozes parece-me igualmente bem :) Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para a próxima experimento eu com banana. bjs e bons cozinhados!

      Eliminar

Comentem e critiquem à vontade. Estou aqui para partilhar e também para aprender. Apenas não serão publicados comentários sem serem assinados e desprovidos de sentido.

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...