terça-feira, 16 de agosto de 2011

Leite Creme Soufflé com Croutons Caramelizados

Ora aqui estou eu a fazer um intervalo no meio das férias. Pois é, eu sei que fui de coração destroçado, mas já apanhei os "cacos" e colei todas as peças, quer dizer quase todas. Mas eu chego lá. Nunca fui boa a fazer puzzles. Estes dias repletos de incertezas metereológicas até não estão maus, pois tenho sido brindada pela sorte. Para onde vou os dias têm estado bons. Já fiz de tudo um pouco, dentro do possível do meu estado económico. Também eu faço parte das estatísticas daqueles com ordenados em atraso. Mas adiante, haja saúde! Nós as mulheres somos realmente extraordinárias em economia caseira. E para provar isso fiz este leite creme (retirado da revista Saberes & Sabores - Vaqueiro - usei metade da receita), uma sobremesa simples, com ingredientes que temos sempre em casa e que faz um "figurão". Quem diria! 

Ingredientes para 6 pessoas:
- 500ml de leite
- 2 ovos grandes
- 20g de amido de milho (Maisena)
- 100g de açúcar + o necessário para polvilhar
- 100g sobras de pão
- 50g de margarina

Confecção:
Leva-se o leite ao lume num tacho até ferver.
Separa-se as gemas das claras. Às gemas junta-se a  Maisena e cerca de 1/3 do açúcar (ou seja, as 100g de açúcar são divididas em 3 partes) e vai-se misturando com uma vara de arames até a mistura ficar homogénea. A esta mistura vai-se adicionando o leite a ferver em fio, mexendo sempre e volta-se a colocar no tacho. Leva-se de novo ao lume mexendo sempre com a vara de arames até engrossar. Retira-se do lume e volta-se a colocar na mesma tigela (que se misturou as gemas). Deixa-se arrefecer.
Pica-se as sobras de pão (usei pão de forma-4 fatias) em cubinhos pequenos. Derrete-se a margarina numa frigideira e junta-se o pão. Frita-se em lume moderado até ficar dourado. Polvilha-se com a outra parte do açúcar e deixa-se caramelizar, mexendo sempre. Dividi-se o pão em taças próprias para ir ao forno, reserva-se.
Bate-se as claras em espuma e adiciona-se o restante açúcar. Continua-se a bater até ficarem bem firmes. Envolve-se cuidadosamente no creme de gemas e espalha-se por cima dos croutons. Por fim, polvilha-se generosamente o açúcar e vai ao forno pré-aquecido o tempo suficiente para caramelizar o açúcar. Cerca de 2 minutos, se a grelha estiver bem quente.

Aproveito para agradecer todas as mensagens carinhosas que me enviaram. Apesar de não comentar nos vossos "cantinhos" tenho espreitado as vossas receitas que muito me agradam sempre. Beijos a todas/os e tudo de bom!


10 comentários:

  1. Olá querida Carla, espero que estejas a ter umas optimas férias e que o tempo ao que parece tem ajudado, fico contente mas sobretudo espero que componhas esses puzzles e venhas revigorada e pronta para enfrentar tudo: cheia de força e só boas energias.
    Quanto a este leite creme ficou com um aspecto delicioso e diferente, adorei a ideia e sugestão,

    beijinhos e tudo de bom!!

    ResponderEliminar
  2. Que aspeto divino, Carla.
    É uma das minhas sobremesas favoritas.
    E tens razão. Temos sempre estes ingredientes em casa.
    Ainda bem que te vais sentindo melhor. Apesar de não nos conhecermos, entristece-me sempre a melancolia de alguém.
    beijinhos
    Patrícia

    ResponderEliminar
  3. Olá Carla,
    Que bom ver-te mais animada! As férias servem para recarregar boas energias...espero que continues a aproveitar tudo muito bem e que voltes renovada :)

    É também muito bom ver um post teu... eu gostei muito desta sugestão! Já anotei e pela tua explicação é muito fácil de fazer.... e fizeste um belo figurão, estão lindos!
    Beijinho e tudo de bom!...se precisares de alguma coisa, conta comigo ;)

    ResponderEliminar
  4. Nada como uma boa sobremesa para levantar o astral!

    ResponderEliminar
  5. Carlinha, estava com saudades da minha amiga, que bom que vc veio passar para nos deixar essa delícia. Tem razão, uma sobremesa com que temos em casa. Adorei, obrigada por compartilhar. Apareça mais vezes!!
    Beijos e tudo de bom

    ResponderEliminar
  6. Olá Carla, é bom ter-te de volta com outra disposição, fico muito feliz;)
    A tua sobremesa está um charme, muito bem apresentada, gostei muito!
    Continuação de umas boas férias com muito boa disposição, ainda é grátis;)
    Um beijinho grande.

    ResponderEliminar
  7. OLÁ QUERIDA CARLA!
    QUE BOM QUE ESTÁ DE VOLTA, SAUDADES!
    ESPERO QUE ESTEJA BEM, TUDO NA VIDA PASSA NADA MELHOR QUE UMAS BOAS FÉRIAS, HEHEHE.
    E JÁ NOS TROUXE ESTA RECEITA DE DAR ÁGUA NA BOCA E COMO SEMPRE BEM FEITAS E BEM APRESENTADAS.

    UM GRANDE BEIJO DA AMIGA BRASILEIRA,
    ANDRÉA...

    ResponderEliminar
  8. QUE BOM QUE ESTAS DE VOLTA.
    E FOI UM DOCE REGRESSO .
    ADOREI A SUGESTÃO , TEM UM ASPECTO DELICIOSO.
    BJS

    ResponderEliminar
  9. Mas que mistura... imagino que deve ser boa, quando era pequena comia pão com açúcar e ovos escalfados, portanto se forem cozinhados no leite creme ainda deve ser melhor :) que bom saber que os cacos já foram apanhados :) bjocas

    ResponderEliminar
  10. Fico contente por ter notícias tuas! Espero que esteja tudo bem e não te esqueças: tudo passa :)
    Continuação de boas férias.
    Beijinhos

    ResponderEliminar