04 junho 2012

Lulas Recheadas

Eu ainda sou do tempo que as mães faziam tudo e mais alguma coisa. A vida era bem mais difícil, mas vivida de uma forma bem mais fácil. Eu tenho a minha cota parte de preguiça, pois que não gosto de fazer compras. Larguem-me num hipermercado e eu fico logo tonta. Mas ainda gosto de recordar muitas receitas que nos ocupam mais tempo a confeccionar. Esta foi uma delas. Embora a única dificuldade que encontre seja o preço que se paga por elas e o tempo que demoram a cozinhar. A confecção é simples e é utilizar o que se tem à mão e sem grandes complicações.

Ingredientes para 6 lulas médias:
- 6 lulas
- 1 cebola
- 1/2 pimento vermelho
- 1 tomate
- 3 colheres de sopa de polpa de tomate
- 3 colheres de sopa de arroz
- 4 fatias finas de bacon
- 100 ml vinho branco
- azeite
- sal
. pimenta

Preparação:
Retira-se a pele das lulas e limpa-se o interior. Reserva-se os tentáculos. Num tacho com um fio de azeite refoga-se a cebola picada. Junta-se o bacon cortado aos quadradinhos e deixa-se fritar um pouco. Acrescenta-se o vinho, deixando cozinhar até que este evapore. Adiciona-se o tomate já livre de sementes e cortado aos cubos. Por fim coloca-se os tentáculos picados e deixa-se cozinhar uns cinco minutos. Acrescenta-se a polpa de tomate, tempera-se de sal e pimenta a gosto,  e de seguida o arroz. Deixa-se cozinhar até que o arroz fique meio cozido. Depois é só rechear as lulas com o preparado anterior, fechar com a ajuda de um palito. Voltar a coloca-las no mesmo tacho com um pouco mais de azeite e cozinhar em lume brando. O molho obtem-se do próprio recheio que vai saindo quando estão a ser cozinhadas. Bom apetite. Bjs a todas/os.

5 comentários:

  1. Pois é Carlinha, concordo com as tuas considerações das primeiras linhas. Gosto de lulas, mas não perco tempo a guisá-las :) a sogra faz umas deliciosas e fico preguiçosa. Cá em casa são sempre salteadas para saladas ou com massas. Mais uma vez a tua foto fala pela receita. Muito bem tirada. Beijinhosssssss

    ResponderEliminar
  2. É algo que adoro, e só recentemente experimentei tb :)..
    Ficaram fabulosas, que rico recheio :)
    beijoca

    ResponderEliminar
  3. Ficaram mesmo apetitosas, eu adoro as lulas assim bem recheadas!

    ResponderEliminar
  4. Não sou especialmente amiga de lulas, mas ao ver estas recheadas desta maneira saborosa ponho as esquisitices de lado, já que estão com muito bom ar!!! :)

    ResponderEliminar
  5. Estão muito bonitas as lulas!!!

    ResponderEliminar

Comentem e critiquem à vontade. Estou aqui para partilhar e também para aprender. Apenas não serão publicados comentários sem serem assinados e desprovidos de sentido.

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...