segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Creme De Abóbora Com Caril E Croutons de Salsa

Foi um fim-de-semana com tanta chuva lá fora e eu dentro de casa, tendo como companhia o meu pijama vermelho. Nada como ir para a cozinha. Depois de rever alguns dos meus livros culinários de sopas e legumes, fiz a combinação que me pareceu melhor usando o meu bom senso. Que depois perdeu-se quando me apeteceu lanchar esta sopa. Enfim, como eu costumo dizer: Regras é não haver regras. 

Ingredientes para 4 pessoas:
- 600g de abóbora (pesada já sem casca)
- 700ml de caldo de galinha
- 1 cebola
- 1 dente de alho
- 1 folha de louro
- 1 colher de chá de caril em pó
- 1 pitada de noz moscada
- 1 noz de manteiga

Para os croutons:
- pão
- azeite de baunilha
- salsa seca
- sal grosso

Preparação:
Num tacho com manteiga, faz-se um refogado com a cebola e o alho picados e a folha de louro até ficar bem macio. Coloca-se a abóbora cortada em cubos pequenos, o caril e a noz moscada. Envolve-se bem. Acrescenta-se o caldo de galinha quente até estar toda coberta. O caldo que sobrar reserva-se, pois poderá ser necessário. Deixa-se ferver até a abóbora estar cozinhada. Verte-se para o liquificador e tritura-se até ficar bem cremoso. Serve-se quente com croutons de salsa e decora-se com talos de coentros ou cebolinho. Bjs a todas/os.

Para os croutons basta aquecer uma frigideira colocar um fio de azeite e o pão às fatias. Deixar torrar e polvilhar com a salsa seca e temperar com um pouco de sal grosso.



10 comentários:

  1. Parece-me ter ficado mesmo ali no ponto.
    E a foto está espectacular.
    beijinho

    ResponderEliminar
  2. Hummm...que bom aspecto!
    beijinhos e boa semana,
    Addicted
    http://cookaddiction.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Uma sugestão mesmo reconfortante!

    ResponderEliminar
  4. Parece uma delícia! Gostei imenso da apresentação!
    Beijinhos
    Inês

    ResponderEliminar
  5. Ora aí está algo que nunca me ocorreu: lanchar sopa! E eu que até sou bem esquisita...

    ResponderEliminar
  6. que maravilha :) ficou com um aspecto super apetitoso :)

    ResponderEliminar
  7. O que eu adoro sopa de abóbora. O que eu adoro caril. O que eu adoro croutons! Acho que nao há razão nenhuma para deixar de fazer esta sopa :-)

    ResponderEliminar
  8. Esse creme ficou magnífico!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Que creme tão tão apetitoso.
    Adorei.
    Bjs
    rosario
    http://come-bebe-sorri-e-ama.blogspot.com

    ResponderEliminar
  10. Simplesmente fantástico !!!

    Como fotógrafo fico impressionado pela qualidade na escolha da composição e da luz.
    Sabe bem ter-te ensinado a voar na fotografia e agora ver os resultados.
    Essa é das melhores fotos deste blog. Posso dizer que tornaste-te independente...

    E prova que não precisamos de maquinas de 1000€ para tirar boas fotos, boa luz/enquadramento e composição e a magia acontece.

    bjs

    ResponderEliminar