05 dezembro 2012

Dourada No Forno Com Legumes

Na minha infância houve muito e bom peixe, não fossem os meus pais algarvios. Descurei durante algum tempo fazer peixe com regularidade na minha casa. Quando falo em peixe, falo em peixe real, daquele com pele e espinhas e não os medalhões, filetes ou tranches que em nada me lembravam outros tempos. A "malta" lá de casa já aderiu às espinhas e com o meu curso intensivo em como comer peixe, tudo corre às mil maravilhas. Afinal com espinhas sou mais feliz. 

Ingredientes para 2 douradas médias:
- 2 douradas
- 8 batatas pequenas
- 1 tomate
- 1 cebola
- 3 dentes de alho
- 1 cenoura
- chouriço
- vinho branco
- coentros 
- sal
- pimenta
- azeite

Preparação:
Depois de amanhadas, faz-se uns cortes na parte de cima das douradas. Tempera-se de sal e pimenta. Coloca-se algumas fatias de um bom chouriço na parte do corte. Num pirex coloca-se a cebola às rodelas, o tomate, os dentes de alho esmagados com a pele, as douradas e um molho de coentros no meio. Rega-se com um fio de azeite e vai ao forno a 200º. A meio da cozedura refresca-se com um pouco de vinho branco. Coloca-se as batatas e as cenouras, que foram previamente cozidas,  no pirex e deixa-se mais alguns minutos. Fica bem apetitoso. Bjs a todas/os.

Nota: Poderão colocar as batatas e as cenouras cruas directamente no pirex e ir controlando a cozedura. Desta vez não fiz assim, mas todos os caminhos vão dar a Roma. Neste caso, ao prato.

4 comentários:

  1. Tenho saudades da minha infância quando a minha mãe me tirava as espinhas...
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Tenho saudades da minha infância quando a minha mãe me tirava as espinhas...
    bjs

    ResponderEliminar
  3. E que saudades de comer uma bela refeição assim como esta feita pelos meus avós...ficou com um aspeto bem guloso!!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Esse peixinho tem um aspecto delicioso!
    beijinhos,
    Addicted
    http://cookaddiction.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Comentem e critiquem à vontade. Estou aqui para partilhar e também para aprender. Apenas não serão publicados comentários sem serem assinados e desprovidos de sentido.

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...