08 novembro 2013

Bacalhau Confitado Com Batatinhas A Murro

Vivo "paredes meias" com o fã n.º 1 do bacalhau. Este fã chega a ser chato de tanto que o ouço dizer que nunca confeciono bacalhau. Passo a vida a explicar-lhe que enjoei de tanto ele falar. Um dia destes trouxe-me um presente. Não, não foi um ramo de rosas, foi um bacalhau. Lá tive de tratar o bacalhau como se fosse um filho e sempre com a sua supervisão. Para iniciar esta longa caminhada, comecei com bacalhau confitado que me surpreendeu pela positiva, pois não sou grande apreciadora de bacalhau cozido. Será sem dúvida uma receita a repetir, pois podemos guardar todo o azeite usado e voltar a usar. Não é de todo uma receita económica, mas podemos fazer umas excentricidades uma vez por outra, ou não? 

Ingredientes para 2 pessoas:
- 2 postas de bacalhau demolhadas e escorridas
- 1 garrafa de azeite virgem (ou o suficiente para      cobrir as postas)
- 1 colher de sopa de grãos de coentros
- 4 grãos de pimenta da jamaica
- 1 folha de louro
- 2 dentes de alho com a casca
- 3 hastes de tomilho fresco

Preparação:
Colocar as postas de bacalhau num tacho pequeno. Cobrir com o azeite e adicionar os restantes ingredientes. Levar ao lume baixo e destapado. Deixar cozer a baixa temperatura, aproximadamente 20 minutos (dependendo do tamanho das postas). Sempre que o azeite fervilhar retirar o tacho do lume por alguns segundos e voltar a colocar no lume. Servir quente, acompanhado de batatinhas "a murro" e regado com o azeite da cozedura. Bom apetite!

4 comentários:

  1. Olá Carla:)

    Eu sou como o teu marido - adoro bacalhau!!!
    Ainda não experimentei confitado porque gasta muito azeite mas adorei o aspecto - delicioso:)

    Bom fim-de-semana!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Adoro bacalhau... e esse assim com as lascas tão bem definidas, tão alto.. é delicioso de certeza!

    ResponderEliminar

Comentem e critiquem à vontade. Estou aqui para partilhar e também para aprender. Apenas não serão publicados comentários sem serem assinados e desprovidos de sentido.

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...