27 janeiro 2014

"Ponta" De Alcatra No Forno Com Mostarda E Aipo

Volta e meia gosto de comprar esta peça de carne ou a parte da "agulha". Embora seja demorado fazer no forno, rende bastante e serve para inúmeras refeições e combinações. Quando a família Sousa sai para passeios demorados e aventureiros, levo sempre sandes desta carne com alface e com um pequeno frasco de molho sempre a postos para quem se queixar da falta dele.

Ingredientes:
- 1 ponta de alcatra com cerca de 2 quilos
- 4 cebolas médias (usei roxas e brancas)
- um pequeno molho de aipo (se for de compra daqueles grandes basta um pé)
- mostarda com grãos q.b.
- sal. q.b.
- pimenta q.b.
- azeite e manteiga q.b.

Preparação:
Temperar a carne com sal e pimenta. Barrar toda a peça com mostarda. Aquecer um tacho anti-aderente com um fio de azeite e uma noz de manteiga e selar a carne de ambos os lados. Colocar a carne numa travessa juntamente com as cebolas em meias luas e o aipo e regar com um fio de azeite. Tapar com papel de alumínio e levar ao forno a 180º, aproximadamente 1 hora e meia. Retirar o papel de alumínio nos últimos minutos de cozedura. Para o molho, colocar no liquidificador as cebolas (o aipo é apenas para dar sabor) e todo o suco que se formou e triturar bem. Se necessário juntar mais um pouco de água, dependendo da consistência que se desejar. Servir fatiado com o molho e com um acompanhamento a gosto. Boa semana  e boas receitas!

1 comentário:

  1. Essa carne ficou mesmo uma delicia.
    Gostei muito do molho
    Boa semana
    bj

    ResponderEliminar

Comentem e critiquem à vontade. Estou aqui para partilhar e também para aprender. Apenas não serão publicados comentários sem serem assinados e desprovidos de sentido.

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...