sexta-feira, 6 de março de 2015

Bolo de requeijão com framboesas

Saloio brindou-me com um rico cabaz de queijos e para agradecer este miminho tão bom, preparei duas receitas usando os requeijões. Primeiro comecei no doce. Um bolo simples de preparar e tão requintado. Uma textura a fazer lembrar as queijadas. Para que as fotografias fizessem "jus" ao sabor, ontem contratei um fotógrafo profissional a troco da primeira fatia. E que bom que é ter a ajuda do "mais-que-tudo"...


Ingredientes:
- 170g de açúcar refinado
- 4 ovos tamanho L à temperatura ambiente
- 70g de manteiga derretida e arrefecida
- 100g de farinha de trigo Tipo 65
- 1 colher de café de fermento químico
- 100g de framboesas
- açúcar em pó para polvilhar
- framboesas frescas para decorar
- manteiga para untar e farinha para polvilhar a forma

Prepração:
Untar uma forma tipo "bolo inglês" com manteiga, cobrir com papel vegetal (que facilita para desenformar) e untar novamente com manteiga. De seguida polvilhar com farinha e retirar o excesso.
Esmagar o requeijão com um garfo. Juntar o açúcar e bater com a batedeira até ficar bem misturado. Adicionar os ovos um a um e a manteiga aos poucos, e ir batendo entre as adições. Acrescentar a farinha e o fermento peneirados e envolver com a colher de pau até ficar bem misturado. Juntar as framboesas e envolver na massa. Verter este preparado na forma e levar ao forno pré-aquecido a 180º, aproximadamente 35 minutos. Desenformar e deixar arrefecer por completo. Na hora de servir, polvilhar com açúcar em pó e decorar com framboesas frescas. Bom apetite!

20 comentários:

  1. muito bom aspeto mesmo, adorei o seu interior.


    www.ocantinhodosgulosos.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estava mesmo bom, modéstia à parte que eu não sou de me gabar, antes pelo contrário. bjs

      Eliminar
  2. Adoro bolos com queijo e adoro framboesas logo esse lindo bolo me agrada
    O interior esta delicioso
    Bom fim de semana
    bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada São. Já há muito tempo que não saía um bolinho da minha cozinha e até me correu bem :). E apanhei as framboesas em promoção ;) pois estas menimas são carotas. beijocas e bom fim de semana.

      Eliminar
  3. Ficou lindo. Tenho no blog uma receita muito semelhante, adoro tudo o que contém framboesa.
    Boa 6ª feira
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Nel. Vou já espreitar a tua receita também. bjs e bom fim de semana

      Eliminar
  4. Adoro a consistência desse bolo. Parece delicioso. Um bolinho sabe sempre tão bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A textura é diferente dos bolos que estamos habituados, fofos e altos. Mas por ser diferente, não deixa de ser bom na mesma. Eu gostei muito, faz lembrar as queijadas. bjs

      Eliminar
  5. Adoro bolos com requeijão...ficam húmidos, tão bons! Costumo fazer um de limão e canela...mas este vai ser uma receita que vou guardar para experimentar, deve ser maravilhosa a combinação com as framboesas!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu adorei Marlene. As framboesas deram um toque muito bom. Agora para a próxima faço eu a tua ideia com limão, pois com canela já experimentei e até partilhei uma receita por aqui, mas com mais requeijão, açúcar e manteiga. O que interessa é estarmos sempre a fazer várias combinações. beijinhos

      Eliminar
  6. Ficou lindo demais e aposto que está uma delicia!

    Beijokas e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradou-me bastante a combinação, até porque já tinha saudades de framboesas. Beijocas Mariana e boa estadia pelo Alentejo. Trás de lá mais receitas para partilhares.

      Eliminar
  7. Adoro adoro bolo de requeijão alias qualquer prato, salgado, doce eu adoro:)

    Excelente ideia colocares franboesas, pelo aspeto dev ter ficado delicioso:)

    Beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não sou de me gabar, mas gostei bastante da combinação. Já tinha saudades de um bolinho e pareceu-me que requeijão e framboesas fariam uma boa dupla. Beijinhos e bom fim de semana.

      Eliminar
  8. Gosto tanto desta combinação! :) A textura dos bolos com queijo é maravilhosa! E o seu tem um aspecto delicioso! :D Vai para a minha lista de receitas, já está guardada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, a textura fica tão boa. Até eu já me tinha esquecido como era. Então boa sorte para ti quando o fizeres. beijinho

      Eliminar
  9. Ui esse bolo ficou com um aspecto delicioso.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/03/quinze-dias-com-chefe-kiko-e-uma-pizza.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há muito tempo que não fazia um bolinho e fiquei bastante satisfeita com este. Já me lambuzei com algumas fatias ;). Agora estou de dieta:). beijocas

      Eliminar