Quando fiz estas lulas, alguém lá em casa me disse: "parecem aquelas lulas de lata"... E eu fiquei boquiaberta sem perceber que raio de afirmação era aquela, depois do trabalho que tive a arranjar lulas. Mas afinal era um elogio, pois parece que as memórias antigas ficam bem guardadas em nós e mesmo que seja numa lata, o que interessa é as emoções boas que nos trazem. Já tenho por aqui uma receita idêntica, mas com potas, mas quero partilhar na mesma as diferenças.
Ingredientes 3/4 pessoas:
- 1 kg de lulas inteiras (usei congeladas)
- azeite q.b.
- 1 cebola picada
- 1 folha de louro
- 1 lata de tomate pelado (390g)
- 3 dentes de alho laminados
- 100ml de vinho branco
- sal q.b.
- salsa picada q.b.
- molho picante q.b. (caseiro ou de compra)
- limão para servir (opcional)
Preparação:
Descongelar as lulas naturalmente. Depois de limpas e arranjadas, cortar as lulas às rodelas e os tentáculos ao meio.
Levar um tacho ao lume com um bom fio de azeite. Juntar a cebola, o louro e deixar refogar bem. Picar o tomate e acrescentar ao refogado juntamente com o suco da lata e os alhos. Deixar apurar uns minutos até o tomate reduzir, para de seguida juntar o vinho. Deixar destapado até o álcool evaporar. Adicionar as lulas, temperar de sal e molho picante a gosto. Cozinhar tapado para criar molho, até ficarem tenras. Destapar no final para apurar mais, caso esteja com muito líquido. Apagar o lume, adicionar a salsa picada e envolver. Servir quente, polvilhado com mais salsa picada e limão. Acompanhar com puré de batata, arroz branco ou batata cozida por exemplo. Bom apetite!
Não sou grande apreciadora dessas lulinhas. Uma vez num restaurante tive uma experiência tão má com umas lulas dessas que fiquei traumatizada para a vida! Prefiro as lulas grandonas! Mesmo assim, a julgar pelo aspeto, se calhar era capaz de me converter a esse teu prato!
ResponderEliminarOlha que estavam bem boas. Agora os traumas podem ser recuperados e eu sou a prova viva disso. As lulas grandes são boas, aliás muito boas, portanto também ficas bem servida. :) beijocas.
Eliminaressas lulas estão cá com um aspeto mesmo delicioso.
ResponderEliminarwww.ocantinhodosgulosos.blogspot.pt
O "mais que tudo" adorou. Ou não fosse ele um grande apreciador de lulas. bjs
EliminarAdoro lulas e essa ficaram maravilhosas, vou roubar a receita
ResponderEliminarBj
Ok e eu vou roubar a tua do salmão ;) bjs
EliminarAhah! também acharia que era um insulto, mas às vezes as pessoas dizem as coisas um bocado sem pensar!! E com intenções contrárias ao que entendemos :) Adoro lulas (e até das de lata gosto, quando não posso ter das outras!) e gosto imenso de lulas em tomate. Estava capaz de roubar esta travessa inteira e fazer um belo de um festim de meia noite!
ResponderEliminarBeijinhos e boa semana
Inês
Eu também gosto das de lata. Aliás tenho também memórias de infância na casa dos meus pais. O meu pai gostava sempre de ter muitas conservas em casa, aliás ainda gosta de fazer pequenos lanches e acompanhar com pão. À meia noite já não tenho lulas, mas arranjava-se outra coisa para petiscares. Beijinhos e boa semana para ti também.
Eliminar