quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Bolo de bolacha

Para além do bolo de iogurte, andava também com saudades de bolo de bolacha, que toda a gente da minha geração viu certamente as mães fazerem em casa vezes sem conta. É um bolo com muita manteiga, e contra isso não há volta a dar, a não ser que o façam com natas e a proporção de gordura será menor. Há quem ponha gemas, mas eu evito ovos crus nestes dias de muito calor. A verdade é que matei saudades e das boas, mas cada fatia que comi, não consegui libertar-me do pensamento da quantidade de manteiga que usei. Deixo a minha sugestão, façam bolos de bolacha sim, mas que seja a dividir por muitos, assim a culpa das calorias e do colesterol divide-se por todos.




Ingredientes:
- 400ml de água a ferver
- 3 colheres de café solúvel
- 250g de manteiga vegetal à temperatura ambiente
- 250g de açúcar refinado fino (usei aromatizado com as vagens de baunilha abertas de outras receitas)
- 2 pacotes de bolacha tipo "Maria"

Preparação:
Juntar o café solúvel à água, mexer bem até dissolver e reservar até ficar morno. Bater a manteiga com a batedeira e aos poucos adicionar o açúcar, sempre a bater até ficar um creme.
Molhar as bolachas uma a uma no café e dispo-las já no prato de servir. Uma bolacha no meio e seis alinhadas à volta. Por cima das bolachas, uma camada do creme de manteiga alisando a superfície com uma espátula. Repetir a operação, terminando com o creme por cima e à volta do bolo. Polvilhar com bolacha triturada no robot de cozinha e levar ao frigorífico. Servir bem fresco e manter no frio. Bom apetite!

13 comentários:

  1. também adoro bolo de bolacha e o meu também é assim parecido, gosto bastante.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu matei saudades e bem... Comi umas quantas fatiazinhas.

      Eliminar
  2. Até à pouco tempo não gostava de bolo de bolacha! Diria até que detestava! Depois de uma tentativa falhada já há muitos anos, em que só me sabia a manteiga, decidi que era uma receita para ficar bem guardadinha na gaveta! Mas o marido, depois de provar num restaurante, elogiou muito e eu claro, como não sou de me deixar ficar, decidi voltar a fazer, afinal se outros o faziam tão bem não haveria de ser nada de extraordinário! E fiz! E olha, adorei! Passou a ser um dos bolos preferidos cá de casa! Até já o fiz em tamanho xxl para o aniversário da minha avó! Em vez de haver sobremesas e bolo, apenas houve um bolo/sobremesa! Todos gostaram! Ainda nunca fiz com bolacha maria redonda, geralmente faço em formato retangular com bolacha tostada. Tenho de experimentar assim porque gosto do aspeto visual! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É assim mesmo, há que fazer melhor que no restaurante e agora aposto que o teu marido gosta mais do teu bolo. Na minha infância houve muitos bolos de bolachas, normalmente com bolacha tipo Maria, mas também vi a minha mãe fazer com essa torrada. Beijocas e conitnuação de boa semana.

      Eliminar
  3. Esta é uma das sobremesa favoritas do meu pai e do meu sogro, mas, tal como dizes, sentimo-nos um pouco culpados ao comê-la. Pensamos logo nas quantidades de manteiga. Passei a fazer o creme com uma mistura de natas e leite condensado cozido e fiquei fã, mas as calorias continuam cá.

    Beijinhos

    Patrícia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com natas e leite condensado cozido parece-me bem apetitoso também. Qualquer dia experimento. beijinhos

      Eliminar
  4. Adoro bolo de bolacha e esse está com otimo aspeto. Nham Nham

    ResponderEliminar
  5. A minha filha e o meu marido adoram!!! Eu confesso que não morro de amores e só o faço quando eles insistem muito. O teu está lindo!
    Bjn
    márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Eu adoro, mas lá em casa já não apreciam tanto, é ao contrário ;). Um beijinho

      Eliminar
  6. Carlinha :) Foto nova e ficaste muito bem.
    O trabalho tem me afastado dos blogues mas as férias trouxeram as saudades e ando a tentar visitar todos os cantinhos da lista. Bolo de bolacha, fiz há tempos com natas e leite condensado cozido tal como a Patrícia. Fica bem bom. Espero que esteja tudo bem. Abraços.

    P.S. adoro voltar e continuar a ler os teus posts cheios de sentido de humor :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que engraçado, ainda hoje quando recebi no email o aviso que havia receita por aí, fui logo espreitar e depois achei engraçado ter aqui um alô teu. Lembro-me sempre de ti a da nossa S., mas as distâncias são bem tramadas. E quanto ao bolo de bolacha hei-de fazer como dizes e a Patrícia, prevejo que fica bem guloso. Por aqui está tudo bem, dentro do possível não me posso queixar. Beijoca grande grande e volta sempre que queiras, para ler os meus disparates, apesar de agora andar muito certinha ;)

      Eliminar