Para além do bolo de iogurte, andava também com saudades de bolo de bolacha, que toda a gente da minha geração viu certamente as mães fazerem em casa vezes sem conta. É um bolo com muita manteiga, e contra isso não há volta a dar, a não ser que o façam com natas e a proporção de gordura será menor. Há quem ponha gemas, mas eu evito ovos crus nestes dias de muito calor. A verdade é que matei saudades e das boas, mas cada fatia que comi, não consegui libertar-me do pensamento da quantidade de manteiga que usei. Deixo a minha sugestão, façam bolos de bolacha sim, mas que seja a dividir por muitos, assim a culpa das calorias e do colesterol divide-se por todos.
- 400ml de água a ferver
- 3 colheres de café solúvel
- 250g de manteiga à temperatura ambiente
- 250g de açúcar refinado fino (usei aromatizado com as vagens de baunilha abertas de outras receitas)
- 2 pacotes de bolacha tipo "Maria"
Preparação:
Juntar o café solúvel à água, mexer bem até dissolver e reservar até ficar morno. Bater a manteiga com a batedeira e aos poucos adicionar o açúcar, sempre a bater até ficar um creme.
Molhar as bolachas uma a uma no café e dispo-las já no prato de servir. Uma bolacha no meio e seis alinhadas à volta. Por cima das bolachas, uma camada do creme de manteiga alisando a superfície com uma espátula. Repetir a operação, terminando com o creme por cima e à volta do bolo. Polvilhar com bolacha triturada no robot de cozinha e levar ao frigorífico. Servir bem fresco e manter no frio. Bom apetite!
também adoro bolo de bolacha e o meu também é assim parecido, gosto bastante.
ResponderEliminarO Cantinho dos Gulosos
Eu matei saudades e bem... Comi umas quantas fatiazinhas.
EliminarAté à pouco tempo não gostava de bolo de bolacha! Diria até que detestava! Depois de uma tentativa falhada já há muitos anos, em que só me sabia a manteiga, decidi que era uma receita para ficar bem guardadinha na gaveta! Mas o marido, depois de provar num restaurante, elogiou muito e eu claro, como não sou de me deixar ficar, decidi voltar a fazer, afinal se outros o faziam tão bem não haveria de ser nada de extraordinário! E fiz! E olha, adorei! Passou a ser um dos bolos preferidos cá de casa! Até já o fiz em tamanho xxl para o aniversário da minha avó! Em vez de haver sobremesas e bolo, apenas houve um bolo/sobremesa! Todos gostaram! Ainda nunca fiz com bolacha maria redonda, geralmente faço em formato retangular com bolacha tostada. Tenho de experimentar assim porque gosto do aspeto visual! Beijinhos
ResponderEliminarÉ assim mesmo, há que fazer melhor que no restaurante e agora aposto que o teu marido gosta mais do teu bolo. Na minha infância houve muitos bolos de bolachas, normalmente com bolacha tipo Maria, mas também vi a minha mãe fazer com essa torrada. Beijocas e conitnuação de boa semana.
EliminarEsta é uma das sobremesa favoritas do meu pai e do meu sogro, mas, tal como dizes, sentimo-nos um pouco culpados ao comê-la. Pensamos logo nas quantidades de manteiga. Passei a fazer o creme com uma mistura de natas e leite condensado cozido e fiquei fã, mas as calorias continuam cá.
ResponderEliminarBeijinhos
Patrícia
Com natas e leite condensado cozido parece-me bem apetitoso também. Qualquer dia experimento. beijinhos
EliminarAdoro bolo de bolacha e esse está com otimo aspeto. Nham Nham
ResponderEliminarObrigada Solange! Um beijinho
EliminarA minha filha e o meu marido adoram!!! Eu confesso que não morro de amores e só o faço quando eles insistem muito. O teu está lindo!
ResponderEliminarBjn
márcia
Obrigada! Eu adoro, mas lá em casa já não apreciam tanto, é ao contrário ;). Um beijinho
EliminarObrigada Susana, beijocas!
ResponderEliminarCarlinha :) Foto nova e ficaste muito bem.
ResponderEliminarO trabalho tem me afastado dos blogues mas as férias trouxeram as saudades e ando a tentar visitar todos os cantinhos da lista. Bolo de bolacha, fiz há tempos com natas e leite condensado cozido tal como a Patrícia. Fica bem bom. Espero que esteja tudo bem. Abraços.
P.S. adoro voltar e continuar a ler os teus posts cheios de sentido de humor :)
Que engraçado, ainda hoje quando recebi no email o aviso que havia receita por aí, fui logo espreitar e depois achei engraçado ter aqui um alô teu. Lembro-me sempre de ti a da nossa S., mas as distâncias são bem tramadas. E quanto ao bolo de bolacha hei-de fazer como dizes e a Patrícia, prevejo que fica bem guloso. Por aqui está tudo bem, dentro do possível não me posso queixar. Beijoca grande grande e volta sempre que queiras, para ler os meus disparates, apesar de agora andar muito certinha ;)
Eliminar