segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Bolo de iogurte e aroma a baunilha

Há alguns anos que as minhas férias são passadas em Portugal. São as férias possíveis e há medida da minha bolsa. Não que isso me entristeça, nada disso, Portugal é lindo e continua a surpreender-me cada vez que decido explorá-lo. Programámos uns dias aqui pelas praias e campos dos meus lados, matámos saudades do Portinho da Arrábida, que é um pequeno paraíso, depois corremos para sítios que continuamos a adorar, uns dias em Santa Cruz, outro no Alentejo de passagem e outros tantos passeios em vilas e cidades que já conhecemos mas gostamos de revisitar, muito cinema, piscinas, exposições, passeios à noite, festas medievais, concertos, praia e almoços com uns amigos, petiscadas com outros, e assim se passa o verão. Bem, agora vamos falar do meu apetite um dia destes por um bolinho simples de iogurte. Acho que o último que fiz foi este e não ficou perfeito. Agora que já passaram alguns anos e aprendi algumas regras, os bolinhos já me correm bem melhor. Fiz umas ligeiras alterações, pois na hora de fazer doces é que decido a quantidade de açúcar e gordura, consoante o que andámos a abusar por aqui, menos açúcar, e a gordura substituída por manteiga em vez de óleo, outro aroma de iogurte e uma ajuda com a essência de baunilha, e depois é esperar que corra bem. E correu, lá saiu do meu mini-forno um bolinho bem jeitoso.


Ingredientes:
(usar a embalagem do iogurte como medida)
- 3 ovos tamanho L à temperatura ambiente
- 2 medidas de açúcar refinado (ou 3 se gostarem mais doce)
- 1 medida de manteiga derretida e arrefecida
- 1 iogurte natural à temperatura ambiente
- 1 colher de chá de essência de baunilha
- 3 medidas de farinha de trigo Tipo 55 sem fermento
- 1 colher de chá de fermento Royal

- manteiga para untar e farinha para polvilhar a forma

Preparação:
Untar uma forma de buraco com manteiga e polvilhar com farinha. Pré-aquecer o forno a 170º/180º.
Bater os ovos com o açúcar até ficar um creme fofo e esbranquiçado. Adicionar a manteiga e a essência de baunilha e voltar a bater para incorporar tudo. De seguida o iogurte  e tornar a bater. Peneirar a farinha e o fermento e envolver bem, desta vez com a colher de pau, no preparado anterior.
Levar ao forno aproximadamente 35/40 minutos ou até verificarmos que esta cozido, fazendo o teste do palito. Desenformar, deixar arrefecer e servir. Bom apetite!

12 comentários:

  1. que bolinho perfeito para o pequeno almoço e lanche, um bolinho muito jeitoso com um sabor muito bom de certeza.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gosto muito deste género de bolos. Mas cá por casa gostam dos "molhadinhos", como me pede o "mais-que-tudo". Mas tenho de fazer a vontade a mim também. :)

      Eliminar
  2. Este tipo de bolo bem simples é sem dúvida o meu preferido!
    Que maravilha :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já somos duas. A mim lembra-me a casa da mãe e dos bolinhos de iogurte dela. beijocas

      Eliminar
  3. Cara Amiga, que bom que as tuas férias foram óptimas!!!!! O nosso Portugal é lindo!!!!
    Bem vinda, cá espero as tuas receitinhas todos os dias, por acaso ontem também fiz bolo de iogurte para os nossos pequenos almoços, acrescentei metade de uma tablete em raspas, ficou muito agradável.Bjs.
    Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Portugal é lindo, apesar de muitas vezes nós não lhe darmos o devido valor. Olha eu estou perdida de amores por Portugal.
      E o teu bolinho com raspas de chocolate também deve ter ficar muito bom, guarda uma fatia para mim ;). Beijocas

      Eliminar
  4. Estás de volta, que bom! Felizmente nunca tive problemas com os bolos, regra geral corre sempre bem! O de iogurte é um bolo simples mas bem saboroso, daqueles que nos sabe a casa! Ainda nao fui de férias, ja era para ter sido umas quantas vezes mas depois apareceu sempre alguma coisa que nos impediu, talvez seja no final desta semana, a ver vamos! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh que chatice, deves mesmo estar ansiosa por ir de férias, e depois com esses percalços todos só piora a espera. Torço então com muita força que corra tudo bem esta semana para ti, e possas finalmente ir de férias. Beijinho grande grande

      Eliminar
  5. Andaste aqui bem pertinho de mim! :D
    Adoro bolos de iogurte e confesso que agora fiquei com imensa vontade de fazer. ehehe
    E agora???
    Eu confesso que adoro passar férias em Portugal, conhecer outros lugares diferentes do nosso cantinho. As pessoas recebem muito bem e a comida é maravilhosa. :D
    Um beijinho,
    Sara.
    No Conforto da Minha Cozinha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem me parecia que tinha estado pertinho de ti, é que me cheirou tão bem dos teus cozinhados ;). Então se estamos perto, temos de nos conhecer pessoalmente. Somos duas a adorar Portugal. Temos tantos sítios bonitos para explorar também. Beijocas e toca a fazer um bolinho, que por aqui estou de olho nos teus pastelinhos de leite que me pareceram super rápidos de fazer, mesmo como eu gosto.

      Eliminar
  6. Está mesmo com muito bom aspeto. Um bolinho de iogurte sabe sempre tão bem. Já comia uma fatia.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então segue para ti uma fatia bem generosa ;). Beijocas

      Eliminar