sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Crepes doces de amêndoa

Um dia destes recebi um convite para comer um cozido à portuguesa. Alguém ouviu os meus desejos e tratou de preparar um, mesmo que fosse no mês que ninguém se lembra obviamente de cozido à portuguesa. Sou efetivamente uma nora muito mimada, tão mimada que sinto que tenho duas mães. Embora lhe diga muitas vezes que mãe só há uma, e ninguém ocupa o lugar da minha. Claro que digo isto em jeito de brincadeira, pois se há noras privilegiadas sou eu. Ainda me lembro quando engravidei, imaginem quem é que eu enjoei? Podia ter enjoado figos, presunto ou queijo roquefort, mas não, enjoei de uma forma bem dramática a mãe do "mais-que-tudo", de tal forma, que passei a gravidez com uma enorme vontade de lhe bater. Sempre que a via só me apetecia saltar-lhe para o pescoço, mal ela abria a boca. Só me apercebi disso muitos meses depois do "piolho" nascer e com as hormonas a voltarem ao lugar de onde nunca deveriam ter saído. Hoje brincamos com esses tempos e somos grandes amigas, amigas de verdade, daquelas que têm segredos e que nem precisam falar para perceberem o que vamos dizer. Ela esteve sempre à minha espera e nunca me abandonou, provavelmente porque calcularia que um dia eu voltaria a mim e ela também não ficaria a perder por esperar. Sou de facto uma sortuda, e hoje em dia não faço por menos, quero ter ao meu lado pessoas fiéis e verdadeiras. E no dia que saboreei o seu tão famoso cozido, ela disse-me que andava com saudades de crepes e se eu não lhe fazia uns. E assim foi, no dia a seguir fiz-lhe crepes e levei-lhe de bom grado, porque pedidos destes nunca nego!

Ingredientes para 13 crepes:
- 200g de farinha de trigo
- 70g de amêndoa laminada e triturada no robot de cozinha
- 2 colheres de sopa de açúcar refinado
- 1 pitada de sal fino
- 3 ovos tamanho L
- 500ml de leite (usei meio gordo)
- 50g de manteiga derretida e arrefecida
- 1 colher de café de essência de amêndoa
- óleo para untar a frigideira q.b.

Preparação:
Numa taça grande misturar a farinha, a amêndoa, o açúcar e o sal. Bater ligeiramente os ovos e adicionar à taça grande. Acrescentar o leite aos poucos e ir misturando, terminando com a manteiga e a essência de amêndoa. Deixar a massa repousar uns minutos. Levar a aquecer uma frigideira grande untada com óleo, retirando o excesso com papel absorvente. Quando estiver quente verter uma concha de sopa (não muito cheia, para o crepe ficar bem fino) e ir rodando a frigideira para toda a massa se espalhar. Quando a massa começar a ganhar cor dos lados e a despegar-se da frigideira é altura de virar. Este processo é muito rápido. Repetir a operação e se necessário untar novamente a frigideira a meio do processo. Servir morno ou frio, recheado a gosto. Bom apetite!

5 comentários:

  1. Que bom que ha noras e sogras assim! Acho linda essa relaçao, ate para contrariar aquela ideia que sogra e nora nao se dao! Gostava que a minha fosse tao querida para mim como sou para ela, mas infelizmente nao se.pode ter tudo! Mas tenhos uma mae que vale por 50 sogras e quem tem uma mae tem tudo! Ai crepes... Sabes que tinhas pretensoes de comer um crepe nestas ferias?! Pois é, nao comi nenhum! Nao sei o que se passou comigo mas nestas ferias comi muitos poucos doces. Nao apetecia! Sentia-me sempre enfastiada mesmo sem ter comido nada! Agora se calhar vou-me arrepender pois ja estou de volta! Mas a vantagem é que, como estou de volta, posso sempre fazer esta tua receita para matar o desconsolo! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, esta relação contraria as leis da vida. Mas eu sou assim, uma pessoa que faz amizades improváveis e estranhas. Por aqui abusou-se muito de doces, por isso agora estou em contensão de guloseimas. Beijocas e boas receitas.

      Eliminar
  2. Que bela sugestão!!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Simples e que agradou uma pessoa bem especial para mim. Beijocas Susana e boas receitas.

      Eliminar
  3. Olá, Carla

    Adoro crepes. Ficaram com um aspecto delicioso.
    Neste momento a minha cozinha anda um pouco parada, mas será por pouco tempo.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/08/bolo-de-leite-condensado-e-licor-de.html

    ResponderEliminar