quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Pão caseiro (sem máquina de fazer pão e num mini forno)

Há qualquer coisa de sagrado em fazer pão. Para mim é das coisas na cozinha que me dá mais satisfação interior do que qualquer outra. Tive de esperar vários anos até poder realmente dedicar-me ao pão, pois para uma pessoa impaciente como eu, não resultava. Há que saber esperar cada hora e cada minuto pacientemente até o pão estar pronto. Qualquer deslize é o suficiente para o estragar, basta por exemplo fatiá-lo antes de arrefecer o tempo devido, que o pão que possa parecer estaladiço e fofo, uns minutos depois se torne seco por dentro. Queria eu aprender tanto sobre esta arte de fazer pão, mas estou por minha conta, na minha cozinha com o meu mini forno, as minhas pequenas mãos desajeitadas e a minha grande vontade em levar pão quente à mesa para os meus dois amores, que esta semana dizem que eu estou particularmente refilona e a aproveitar mal a semana de férias "quase forçadas". Embora refilona consegui animá-los com um pão ainda morno e tão estaladiço que serviu para o lanche de hoje. Acham que eles me desculpam? 

Ingredientes:
- 500g de farinha de trigo Tipo 65
- 300 ml de água morna
- 1 colher rasa de chá de sal fino
- 1 saqueta de fermento padeiro seco (usei Fermipan 11g))

Preparação:
Numa taça grande ou num alguidar, (ou diretamente na bancada da cozinha), juntar a farinha, o sal e mexer. Abrir um buraco ao meio e adicionar o fermento. Com a ajuda de um garfo ir mexendo o fermento enquanto se adiciona a água aos poucos, ir puxando a farinha dos lados para se ir dissolvendo na água (se adicionarem água a mais dos 300ml poderá sempre ser compensada com farinha ou vice-versa, pois tudo depende dos medidores que usam e até da própria farinha, nada como sentir a massa com as mãos e ver o que ela precisa). Assim que o garfo criar resistência, está na hora de colocar a massa na bancada da cozinha já polvilhada com um pouco de farinha (não é necessário muita). Eu fiz tudo dentro do alguidar e assim não sujei a bancada, nem precisei juntar mais farinha à massa nesta fase.

Amassar à mão cerca de 5 minutos, até a massa despegar-se das mãos, ficar homogénea, elástica e formar uma bola. Untar o alguidar com um pouco de azeite, não é necessário muito, apenas o suficiente para a massa descolar melhor do alguidar depois de levedar, ou apenas um pouco de farinha que foi o que usei desta vez. Tapar o alguidar com um pano e deixar levedar em local quente, aproximadamente 2 horas, ou até dobrar de volume.

Depois da massa levedada, retirar o ar, amassando apenas alguns segundos e de seguida dar a forma que se pretende ao pão.

Polvilhar o tabuleiro do forno com um pouco de farinha, colocar a massa e polvilhar com um pouco farinha por cima também. Fazer um corte superficial ao meio ou em cruz com uma faca afiada e deixar a levedar com um pano por cima uma segunda vez, cerca de 30 minutos, antes de levar ao forno. 

Levar ao forno pré-aquecido a 200º, em que já estava um pequeno ramekin com água para ajudar a criar vapor e assim tornar a crosta do pão mais estaladiça, aproximadamente 40 minutos, dependendo do tamanho do pão. Está cozido quando baterem com a mão em punho no pão e soar a oco. Deixar arrefecer pelo menos 30/40 minutos antes de fatiar. Bom apetite!

4 comentários:

  1. Está lindo!! Eu também adoro pão ( e até evito fazê-lo para depois não exagerar).
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei como é. A semana passada fiz um também para o lanche e comemos todo de um só vez, e apenas com manteiga. Aliás só eu pus manteiga, eles puseram carradas de manteiga. Por isso por aqui também faço menos vezes do que me apetecia. Bjs

      Eliminar
  2. Tenho a certeza que estás mais que desculpada! Com um paozinho desses quem é incapaz de perdoar?! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eles continuam amuados, tenho de pensar noutra receita eheheh. beijocas

      Eliminar