segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Hambúrgueres de vitela com beterraba, cenoura e courgette

Não há nada como começar a semana com uma verdadeira pechincha culinária. Todos gostamos de um bom hambúrguer e cada vez mais, gosto de os fazer em casa. Assim posso controlar tudo e fica substancialmente mais barato e saudável. E não tem nada que saber, carne picada, uns temperos e uma boa dose de legumes. A carne custou em promoção 2,15€ e daria para cerca de 3 envergonhados hambúrgueres, com os legumes deu para o dobro. Quando uso beterraba nos hambúrgueres utilizo sempre carne de vitela, pois como a beterraba tinge a carne fico sempre na dúvida se está crua ou não, e mesmo que esteja não nos faz mal, ao contrário do porco.


Ingredientes para 6 hambúrgueres:
- 550g de carne picada de vitela
- 1 colher de chá de sal grosso
- 1 colher de chá de alho em pó
- 1 colher de sobremesa de salsa seca
- pimenta preta moída - 1 beterraba pequena
- 1 cenoura pequena
- 1 cebola pequena
- 1 courgette pequena
- 4 colheres de sopa de pão ralado
- azeite q.b.
- 6 pães de hambúrguer
- ketchup q.b.
- folhas de alface q.b.

Preparação:
Numa taça grande temperar a carne com o sal, o alho, a salsa e a pimenta. Ralar no crivo mais pequeno do ralador a beterraba, a cenoura, a cebola e a courgette. Espremer bem com as mãos todos os legumes para que saia todo o líquido. Adicionar à taça da carne e misturar bem. Acrescentar o pão ralado e se necessário juntar mais um pouco para secar a mistura, (ou juntar 1 ovo se quiser uma mistura mais unida).

Dividir em 6 pedaços iguais e moldar os hambúrgueres. Pressionar bem para ficar unido. Levar ao frigorífico uns minutos para ficar mais firme.

Aquecer a frigideira com um fio de azeite e cozinhar os hambúrgueres de ambos os lados até ficarem bem dourados. Virar cuidadosamente com uma espátula pois são delicados por causa da mistura dos legumes.

Servir de imediato, em pães próprios barrados com ketchup e folhas de alface. Bom apetite!

6 comentários:

  1. Nada como um hamburguer caseiro! Qualquer dia tenhie de voltar a fazer! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabem sempre bem e ninguém reclama :. bjs e boa semana!

      Eliminar
  2. também faço sempre os hambúrgueres em casa. Somos nós que escolhemos os ingredientes e são muito mais saudáveis. Por vezes também incluo legumes. Fica óptimos.
    Bjinhos!!

    Tânia Tiago
    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se bem que também merecemos folga na cozinha, mas ficamos mais bem servidos em casa, dentro da qualidade/preço claro está. Porque acredito haver muitos bons restaurantes mas com preços bem elevados e que não nos dão jeito nenhum. bjs e boa semana.

      Eliminar
  3. Já não me lembro de comer um hamburguer que não seja caseiro e também costumo juntar legumes e por vezes aveia, ficam bem suculentos e rendem muito mais :)
    Gulosoqb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aveia ainda não juntei aos hambúrgueres, fica para a próxima, pois parece-me uma excelente ideia. bjs e boa semana

      Eliminar