segunda-feira, 21 de março de 2016

Bolo de maçã e caramelo Royal

Há dois sábados atrás e mesmo cansada das limpezas, decidi fazer um bolinho de maçã que andava a sonhar há dias para gastar o caramelo Royal que a mesma me fez chegar há tempos. Gosto destes bolinhos pequenos na minha forma mediana tipo "bolo inglês", perfeito para dividir por poucos e a culpa ser menor, já para não falar que o meu mini forno também é mais generoso comigo quando os bolos são pequenos. Corre tudo sempre melhor, portanto cá vai mais um bolo dentro do género que tenho feito. Atrevi-me a untar a forma só com o caramelo e correu tudo bem, pois é um bolo pequeno que se desenforma bem, e mais uma vez deixei a batedeira de lado.


 Ingredientes:
- caramelo líquido Royal
- 80g de manteiga ligeiramente amolecida
- 100g de açúcar amarelo
- 4 ovos tamanho L
-3 maçãs sem a casca e cortadas em meias luas finas (usei Fugi)
- 220g de farinha de trigo (usei T55)
- 1 colher de chá de fermento Royal


Preparação:
Untar generosamente uma forma média tipo "bolo inglês" com o caramelo (se o caramelo estiver mais espesso, basta aquecerem um pouco que facilita, eu pus uns segundos no forno mesmo dentro da forma).
 
Numa taça bater a manteiga e o açúcar com a vara de arames, até ficar um creme fofo. Adicionar os ovos um a um e ir batendo até cada um estar bem incorporado.

Misturar a farinha e o fermento e peneirar para a taça do preparado anterior. Envolver bem com a espátula, mas sem bater.

Dividir as maçãs em três partes. Uma parte colocar alinhadas no fundo da forma, verter metade da massa, cobrir com a outra parte de maçã, colocar a restante da massa e por cima a última parte das maçãs. Adicionar no final por cima das maçãs mais um pouco de caramelo líquido.

Levar ao forno pré-aquecido a 180º, aproximadamente 45 minutos. Desenformar de imediato cuidadosamente, para que o caramelo não solidifique e depois seja mais difícil. Bom apetite!

10 comentários:

  1. Esse bolo está a fazer-me sonhar também! Vou ver se há maçãs a precisar de ser usadas! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Bem Carla, até fiquei a salivar. Adoro bolos que levem maçã. O seu tem um aspecto tão bom e húmido. Espectáculo!!!
    Beijinhos!!

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É tão rápido de fazer que nem precisa batedeira. Beijinhos e boa semana.

      Eliminar
  3. Lindo e bem apetitoso.
    Beijinhos
    Vânia
    http://colherdepausaltoalto.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Que delícia! Adorei a receita, deve ser um bolo delicioso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu achei que ficou bom, mas nada como experimentares :). bjs

      Eliminar
  5. Ai Carla, como uma carninha só com salada ao jantar porque engordei uns kilinhos nos Açores mas admito que já estou com aquela larica. Depois venho aqui e vejo isto. Que maravilha. O interior do bolo está que não se pode de irresistível. :)
    Adorei. A minha mãe também tem um forno pequenino. Vou indicar-lhe a tua receita porque os bolos por lá nunca lhe saem bem.
    Um beijinho,
    Sarinha.
    No Conforto da Minha Cozinha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então nada de bolinhos, para recuperares a boa forma. Os bolos também nunca me corriam bem, até chegar a estes que agora faço. São perfeitos para o meu mini forno. Beijocas

      Eliminar