quinta-feira, 17 de março de 2016

Gravlax

Se gostam de sushi ou salmão fumado vão querer fazer salmão curado em casa. Não tem nada que saber. Toda a gente certamente já viu como se faz em livros de culinária ou em programas de televisão. Cá por casa prefiro fazer em pequenas quantidades para comer em 1 ou 2 dias após a cura. Podem ir variando nas ervas que adicionam na cura, embora se saiba que a combinação mais usual com o salmão curado é o funcho fresco. Eu usei aneto seco (também chamado de endro)  e posso garantir que ficou 5 estrelas. Podemos acompanhar o gravalax com uma panóplia de sugestões. Nós comemos como entrada, em tostas barradas com queijo ricota bem temperado com sal, pimenta e coentros frescos picados, e o salmão por cima.

Ingredientes:
- 300g de lombo de salmão
- 2 colheres de sobremesa de sal grosso
- 2 colheres de sobremesa de açúcar refinado
- 1 colher de café de pimenta preta moída
- 1 colher de sobremesa de aneto seco

Preparação:
Cortar um pedaço grande de película aderente. Por cima no meio da película colocar o salmão com a pele virada para baixo. 

Misturar os restantes ingredientes e distribuir por cima do salmão. Fechar bem o salmão com a película para que fique todo envolto nela. 

Deixar num recipiente no frigorífico durante 3 dias. Ir escorrendo algum líquido que possa formar. Ao fim dos 3 dias, retirar o salmão e passar bem por água corrente para retirar todo o tempero. Secar bem com papel absorvente. 

Com uma faca bem afiada cortar fatias bem finas. Servir com cebolinho fresco picado. Bom apetite!

11 comentários:

  1. Não sou grande adepta de sushi (faz-me um pouco de confusão ou então não sei fazer bem as escolhas). Gravalax não conhecia!!
    Beijinhos!!

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O sushi acho que ninguém gosta a primeira vez. Por mim falo, agora adoro. bjs e bom fim de semana.

      Eliminar
  2. O meu marido não vai muito à bola com isto! Cá eu gosto! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então faz para ti que também mereces! beijocas

      Eliminar
  3. Que aspeto apetitoso.
    Beijinhos
    Vânia
    http://colherdepausaltoalto.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mais uma receita que não tem nada que saber, mesmo como eu gosto :). beijinhos

      Eliminar
  4. Carla fiquei muito curiosa em relação a este salmão. Usaste lombo de salmão fresco certo? Já me estou a imaginar a fazer tanta coisa com isto! :)
    Um beijinho,
    Sarinha.
    No Conforto da Minha Cozinha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Usei lombo fresco. Comprei na peixaria de um Pingo Doce. Escolhi um pedaço pequeno, mas podes fazer mais e dobrar a dose do sal e do restante. O ideal é que fique uma boa camada em cima do salmão. bjs e boas receitas.

      Eliminar
  5. Por cá gostamos muito. Super fácil fazer e de comer ;). bjs

    ResponderEliminar
  6. já provei este salmão e é realmente fora de série. porém, nunca me tinha ocorrido fumá-lo em casa. vou guardar a receita para futuras experiências culinárias! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma maravilha fazê-lo em casa. É diferente do fumado, pois é feito em "cura" de sal", mas o resultado final é muito idêntico. Há também formas de o "fumar" em casa, mas eu acho que esta maneira é melhor por várias razões. Experimenta, fica uma maravilha depois cortado bem fininho. bjs

      Eliminar