segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Salada de feijão frade com bacalhau

Estou aqui a pensar com os meus botões enquanto escrevo este post agendado e eles ainda dormem. 
Nada na vida acontece por acaso e começo a achar que alguém me ouve quando falo sozinha. Há um mês atrás limpava o pó da sala. Centenas de livros e revistas de culinária que sei de cor que existem, mas outros tantos livros antigos que nem o título sei. Um chamou-me à atenção nesse dia, folheei-o e tinha o meu nome escrito e a data 29-09-2000. Um livro de máximas e pensamentos. Cresci a ouvir a minha mãe dizer provérbios. Ela tinha e tem sempre um para cada ocasião e eu trouxe na mala todos os que aprendi quando voei do ninho. Nessa noite peguei no livro e li até ao fim. 1050 frases sábias, mas uma fez-me pensar mais. "Deus conserta um coração partido, se lhe dermos todos os pedaços ".
Esta frase teve um impacto em mim que as lágrimas correram-me pelo rosto sem eu autorizar. Vocês já sabem que eu não acredito, mas quero muito acreditar. Fiquei dias a pensar na frase. E essa frase levou-me a decidir fazer uma viagem sem grandes planos. Algo me empurrava para esse sítio. Reencontrei alguém que tinha muito para me ensinar e comecei a perceber que isto não tinha sido coincidência. Essa viagem mudou-me e fiz coisas que jurei que nunca faria e o meu coração partido começou a consertar-se, no lado da saúde e do outro. 
Tem sido um caminho de coincidências demasiados pessoais para que eu as exponha todas aqui, posso dizer que continuo a sentir-me grata por elas. Tenho a certeza que o facto de me ter esforçado para estar mais atenta ao que me rodeia, pondo de parte este meu lado alienado de tudo, tem dado os seus frutos. Agora só me falta descobrir a quem me dirijo para agradecer, que "senha" escolho para ficar a aguardar a minha vez e descobrir quem me vai atender? Até lá vou estando atenta.
Agora a receita. Os jantares a dois terminaram na quinta-feira, pois na sexta já tínhamos o nosso periquito em casa e nada como uns grandes hambúrgueres para comemorar. Foram jantares bem simples, o de segunda, terça, quarta e quinta, mas que têm direito a estar aqui porque ficam na memória de quem não os quer esquecer. Boa semana a todos.

Ingredientes para 2 pessoas:
- 1 lombo de bacalhau cozido livre de peles e espinhas e às lascas
- 1 frasco de feijão frade lavado e escorrido
- 125g de tomate cherry cortados aos meio
- 8 azeitonas pretas
- 1 cebola pequena picada
- coentros frescos picados q.b.
- pimenta moída q.b. (moinho 5 pimentas)
- vinagre de vinho tinto q.b.
- azeite q.b.

Preparação:
Misturar o bacalhau, o feijão e o tomate. Decorar com azeitonas, cebola e os coentros picados.Temperar de pimenta, vinagre, azeite (e sal se desejarem). Servir morna ou fria. Bom apetite!

2 comentários:

  1. Também cresci a ouvir a minha mãe mas sobretudo a minha avó a ouvir provérbios. Desde que ela partiu há um mês, percebi que todos os ensinamentos e todos os provérbios que ela me tinha passado, ficaram. E percebo que todos fazem sentido. Mas esse do coração partido eu nunca ouvi! E acho tão bonito!
    A tua refeição cativou-me pela simplicidade e pelo sabor, mas o que me cativou mais ainda foram esses maravilhosos tomates cherry em cacho que tens aí! Encontrar tomates cherry aqui embalados em caixinhas é normal, mas encontrá-los assim em cacho em toda a sua plena frescura é uma raridade! Diria mesmo que é uma vez num ano! Culpa nossa que por cá não temos o hábito de os plantar! Talvez um dia quando tiver a minha horta arranjadinha! beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Elisabete pelas tuas palavras e por termos tanta coisa em comum. Se não fosse difícil chegar aí em condições enviava-te uns tomates em rama que por cá há muitos. Mas quero-te de dizer se houver algum ingrediente que queiras muito e que haja para os meus lado diz-me que eu mando-te mesmo! De coração mesmo. Pede-me. bjs

      Eliminar