sexta-feira, 21 de outubro de 2016

"Lasanha" de batata à bolonhesa com mozzarella Galbani

E hoje é sexta-feira. Dia de planear o fim-de-semana e organizar as tarefas a fazer em casa. As minhas tarefas já estão bem definidas, juntando as obrigações aos passeios, e muito descanso, porque também faz parte da lista de fim-de-semana. Com os dias mais cinzentos já vai apetecendo ligar o forno e fazer pratos bem substanciais e reconfortantes. Tive a ajuda da Galbani inspirando-me no seu bolo de batata, mas juntando a carne à bolonesa em vez do fiambre. A mozzarella foi a junção perfeita entre as camadas de batata e carne. Por mim está aprovado. Bom fim-de-semana a todos. Aproveitem a vida e o sofá, porque também merecemos!



Ingredientes para 6 pessoas:
- 1 kg de batatas para cozer
- azeite q.b.
- 1 cebola picada
- 1 dente de alho picado
- 500g de carne picada (porco e vaca)
- folhas frescas de manjericão picado q.b.
- sal grosso q.b.
- pimenta moída q.b. (usei moinho 5 pimentas)
- 2 pacotes de polpa de tomate (210g cada)
- 1 colher rasa de chá de açúcar refinado
- 1 colher de chá de vinagre de vinho tinto
- 1 embalagem de Mozzarella Maxi Galbani cortada às rodelas
- pão ralado q.b.

Preparação:
Cozer as batatas com casca em água temperada de sal, até ficarem tenras mas ainda firmes. Escorrer, deixar arrefecer, pelar, cortar às rodelas e reservar.

Levar um tacho ao lume com um fio de azeite, juntar a cebola, o alho e deixar refogar uns minutos. Juntar a carne e ir mexendo para separá-la. Quando a carne estiver praticamente cozinhada, adicionar a polpa de tomate, parte do manjericão, reservando algum para decorar no final. Temperar de sal e pimenta. Deixar a apurar mais uns minutos para cozinhar o tomate. Juntar o açúcar, o vinagre e reservar.

Untar um tabuleiro de ir ao forno com um fio de azeite. Colocar uma camada de batata, por cima uma carne à bolonhesa, a seguir rodelas de mozzarella e voltar a repetir, terminando a última camada com batata regada com um pequeno fio de azeite.

Polvilhar com pão ralado e levar ao forno pré-aquecido nos 180º, aproximadamente 30 a 35 minutos, para aquecer e dourar. Servir quente polvilhado com manjericão e acompanhar com uma salada de folhas verdes. Bom apetite!

4 comentários:

  1. Que excelente sugestão para um fim de semana cinzento e chuvoso! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já começa a apetecer pratos mais pesadotes. beijunho e boa semana.

      Eliminar
  2. ...vou fazer...parece bom demais!Valeu, Carla, beijo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que corra bem e goste. Bem quentinho e acabadinho de sair do forno é perfeito. beijocas

      Eliminar