28 abril 2017

Bolachas (bolinhos) de manteiga e baunilha

Havia um pedido especial de umas bolachas de manteiga pendente há muitos meses. Fui arrastando o pedido, não porque não as queria fazer, mas porque saberia à partida que a pessoa ia comê-las de uma só vez, por serem as suas bolachas preferidas. Fiz o gosto à pessoa finalmente com a promessa que não iria abusar, pois não são as bolachas certas para alguém que tem de controlar o açúcar, não porque têm muito açúcar, mas porque como são as suas preferidas ia comer a triplicar. Dividi a culpa por dois, e metade das bolachas ficaram em minha casa e assim a minha consciência pesou menos. Agora em breve vou pensar numa alternativa com menos culpa para mim e menos açúcar e manteiga para a pessoa gulosa. A receita já está pelo blogue, que vi no blogue da Joana Roque, mas estas fi-las com um cheirinho a baunilha e cortadas de uma forma mais rápida e mais grossas em jeito de bolinho. Bom fim-de-semana! Cuidem-se e não abusem!

Ingredientes para 38 bolachas:
- 300g de farinha de trigo (usei Tipo 55)
- 200g de manteiga à temperatura ambiente
- 100g de açúcar refinado
- 1 colher de chá de essência de baunilha
- açúcar mascavado q.b.


Preparação:
Juntar a farinha e a manteiga cortada aos pedaços no robot de cozinha e triturar até ficar a parecer migalhas (também se pode fazer à mão, demora um pouco mais).
Colocar numa taça, acrescentar o açúcar, a essência de baunilha e amassar até ficar uma massa bem unida e maleável (leva algum tempo).
 
Formar um rolo como se estivessem a fazer um salame de chocolate, polvilhar com um pouco de farinha se estiver a pegar às mãos. Estender um pedaço de papel vegetal e polvilhar com açúcar mascavado e fazer o rolo girar sobre o papel para que fique coberto com o açúcar antes . 
 
Levar ao congelador 1 a 2 horas ou o tempo suficiente para que enrijeça e se torne mais fácil cortar.
Com uma faca afiada cortar o rolo em "rodelas" iguais. (como se tem de cortar mais grossas rendem menos bolachas).

Colocar as bolachas no tabuleiro de ir ao forno forrado com papel vegetal. 
Levar ao forno pré-aquecido a 180º, aproximadamente 10 minutos dependendo da espessura das bolachas e do vosso forno. Assim que começarem a ficar douradas retirar e deixar arrefecer antes de guardar. Mesmo que pareçam moles, depois de arrefecidas ficarão crocantes  Bom apetite!

4 comentários:

  1. Este ano pela Páscoa ofereci bolachinhas de manteiga à pequenada! Nunca recorro a amêndoas nem ovos, opto sempre por uma lembrança personalizada seja bolachinhas, cupcakes, biscoitos (mini folares caseiros), etc. É mais simples mas os miúdos até apreciam mais pois fartos estão eles de amêndoas! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem me fales nas amêndoas e nos ovos de chocolate... é um exagero nesta altura. beijocas e boa semana!

      Eliminar
  2. Adoro bolachas caseiras. Ficaram com um aspecto bem guloso.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem guloso ;) mas para comer com moderação, coisa que eu nem sempre consigo. Sou uma gulosa!

      Eliminar

Comentem e critiquem à vontade. Estou aqui para partilhar e também para aprender. Apenas não serão publicados comentários sem serem assinados e desprovidos de sentido.

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...