segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

Tagliatelle com molho de cogumelos, cogumelos salteados e cebola caramelizada

O Meu Tempero
 
Os dias chuvosos e cinzentos não vão durar para sempre, e é nessa esperança que vou passando por eles tentando que não me afetem demasiado. Nesses dias um prato de massa fresca acabada de fazer dá-me o conforto que preciso para me animar. Estava tão bom.

 
Ingredientes para 2 a 3 pessoas:
 
- 300g de cogumelos brancos
- 300g de cogumelos Marron
- 250g de tagliatelle fresco
- 1 cebola roxa
- 1 dente de alho
- vinho branco q.b.
- vinagre balsâmico q.b.
- azeite q.b.
- pimenta branca moída q.b.
- sal q.b.

Preparação:
Limpar os cogumelos cuidadosamente com papel de cozinha e cortar às fatias finas.
Levar uma frigideira grande ao lume médio/alto com um fio de azeite, assim que estiver quente, fritar os cogumelos até reduzirem de volume e perderem o líquido, e a meio do processo adicionar o alho bem picado. Não sobrepor os cogumelos na frigideira para ficarem bem fritos.
Temperar depois de sal e pimenta. Adicionar um gole de vinho branco, deixar evaporar o álcool e por fim um pouco de vinagre balsâmico. Deixar fritar mais um pouco e retificar o tempero se necessário.
 
Enquanto os cogumelos cozinham, levar uma frigideira mais pequena ao lume com um fio de azeite, e fritar a cebola cortada em rodelas bem finas. Assim que reduzir um pouco, temperar de sal e pimenta e deixar ao lume até ficar bem caramelizada. Podem colocar um pouco de açúcar amarelo para ajudar no processo.
 
Retirar uma parte dos cogumelos fritos (cerca de 1/4) e triturar com a varinha mágica juntamente com o queijo Quark, até ficar um preparado bem aveludado. Retificar o tempero de sal e pimenta.

Cozer a massa em água fervente até ficar "al dente". Escorrer e reservar um pouco da água da cozedura.

Levar ao lume a mesma frigideira grande, colocar a massa escorrida, o molho de cogumelos e um pouco da água da cozedura. Deixar aquecer e servir de imediato com os cogumelos e a cebola. Decorar com cebolinho fresco a gosto. Bom apetite!

4 comentários:

  1. Massa com cogumelos é das minhas comidas preferidas, esta uma maravilha.
    Boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estava mesmo bem, apesar de cá em casa eles não acharem muita piada aos cogumelos. Mas eu faço na mesma e como eu tudo ;). Bjs e bons cozinhados!

      Eliminar
  2. Olá! Gosto muito de massa e de cogumelos, mas a verdade que nunca provei e nunca pensei em provar até agora ahah tem muito bom aspecto. Sigo-te no teu blog e convido-te a visitar o meu blog. Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carolina, obrigada pelo comentário, vou já espreitar o blogue. bjs

      Eliminar