quinta-feira, 18 de março de 2021

Risotto de cogumelos

O Meu Tempero
 
Já há muito tempo que não saía um risotto da minha da minha cozinha, e embora tivesse pensado há dias em fazer, não sabia ainda que risotto escolher. Na dúvida faço sempre de cogumelos (gosto dos pleurothus) que nunca me desilude. Um bom caldo, um bom vinho branco seco e queijo parmesão, são fundamentais para tornar um risotto sempre especial.
Se só comer o risotto faço sempre cerca de 200g para 2 pessoas, mais vale sobrar que faltar.

Ingredientes para 2 pessoas:
- 200g de arroz arbóreo
- 200g de cogumelos pleurothus 
- 1 l de caldo de legumes (usei caseiro)
- 2 chalotas picadas
- 1 dente de alho picado
- 100ml vinho branco seco 
- azeite q.b. 
- sal q.b.
- pimenta branca moída q.b.
- vinagre balsâmico q.b.
- 1 noz de manteiga
- queijo parmesão ralado q.b.
 
Preparação:
Limpar os cogumelos com papel absorvente (ou um pano) ligeiramente humedecido. Desfiar os cogumelos em tiras. Levar uma frigideira ao lume com um fio de azeite e fritar os cogumelos até reduzirem e ficarem dourados. Temperar de sal, pimenta e um "gole" de vinagre balsâmico. Reservar.

Levar um tacho ao lume com um fio de azeite, assim que aquecer adicionar a chalota e deixar refogar primeiro, e só depois adicionar o alho. 
 
Juntar o arroz e mexer cerca de 1 minuto. Adicionar o vinho e deixar em lume alto até o álcool evaporar, mexendo várias vezes.
 
Adicionar uma concha de sopa do caldo bem quente e deixar até secar o líquido, antes de voltar a colocar mais uma concha (poderá não ser necessário usar todo o caldo). Repetir esta operação até o arroz estar cozido. Mexer várias vezes o arroz para ir libertando o amido e ficar bem cremoso.
 
Apagar o lume, juntar os cogumelos reservados, deixando alguns para decorar, uma noz de manteiga e queijo parmesão a gosto. Servir de imediato com os restantes cogumelos e cebolinho fresco picado. Bom apetite!

2 comentários: