quarta-feira, 11 de abril de 2012

Filetes de Peixe Gato



A primeira vez que comi peixe-gato não achei muita piada. A textura não me convenceu na altura. Mas como em tudo na vida, temos de nos adaptar a todas as circunstâncias, mesmo que nos doa a cabeça e o universo, como diria Fernando Pessoa. Esta é uma maneira que me agrada bastante comer este peixe, tornando-o mais rijo. Aqui fica a breve sugestão.

Ingredientes:
- filetes de peixe-gato
- sumo de limão
- vinho branco
- sal
- pimenta
- farinha
- pão ralado
- cebolinho seco
- pimentão doce (colorau)
- ovo
- óleo de girassol para fritar

Preparação:
Se forem filetes grandes, corta-se ao meio. Tempera-se de sal, pimenta, sumo de limão e um pouco de vinho branco. Depois de alguns minutos a absorverem o tempero, seca-se com papel absorvente e passa-se por farinha retirando o excesso. De seguida pelo ovo batido e por fim numa mistura com  o pão ralado, cebolinho seco, pimentão doce e um pouco de sal fino. Frita-se em óleo quente até estarem dourados.
Para facilitar podem colocar a farinha dentro de um saco de plástico, colocarem os filetes, abanar o saco e já está. Tal como na mistura do pão ralado. E podem sempre reaproveitar o saco.
O arroz de cenoura e ervilhas é um bom acompanhamento e dispensa apresentações, apenas cozi a cenoura, triturei-a e juntei-a ao arroz quando já estava quase cozido com as ervilhas. Assim evita reclamações da criançada. Bjs a todas/os. Sejam felizes!

4 comentários:

  1. JÁ CHEGUEI A COMPRAR MAS PREFIRO A PESCADA.
    ACHO ESSAS MUITO MOLES.
    MAS GOSTEI DA TUA SUGESTÃO , EU PASSO APENAS POR FARINHA E OVO , MAS ASSIM PARECE-ME BEM MELHOR.
    BJS

    ResponderEliminar
  2. Gostei da tua sugestão, parece uma refeição mesmo apetitosa.

    ResponderEliminar
  3. Olá!

    Obrigada por partilhares estes filetes, porque eu tenho ali uns filetes deste peixe para fazer e não tinha vontade nenhuma uma vez que os que fiz não me souberam nada bem!

    Estes parecem-me muito bem!

    Bjs

    ResponderEliminar
  4. eu adoro peixe gato :) faço filetes e no forno, enrolado em bacon é uma maravilha :) um beijinho

    ResponderEliminar