segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Vitela Com Cerveja Preta E Puré De Batata Com Ervilhas


E pronto, o Agosto já passou. Foram 31 dias vividos com intensidade. Apesar de tudo é bom voltar a uma nova rotina, uma nova realidade. Vou descansar agora, pois as minhas férias são sempre trabalhosas. Hoje foi bom sentir o vento da manhã bater-me na cara, caminhar sozinha sem ninguém pela mão, acordar sem ter que planear o dia de forma a que o meu "piolho encardido" se sinta feliz, ou ver o extracto bancário para decidir com pouco fazer o "muito" em cada dia. Não me julguem, nem me condenem, cada mãe sabe do que estou a falar, e não é  por isto que sou má mãe. Não é por ralharmos com os nossos filhos que somos más. Eu bem sei que o meu papel é abdicar de tudo por "ele". Depois do meu dever cumprido em Agosto, acho que posso ter estes pequenos prazeres.

Hoje começou uma nova etapa, uma nova escola e um novo ATL. "Ele" quis ir bonito, de camisa azul aos quadrados, calça creme e os seus ténis brancos, que me pediu que os limpasse. "Ele" também quis perfume e o penteado que a mãe lhe faz tão bem, diz que era para impressionar as miúdas. Com a nova rotina criei novas regras, que se todos cumprirem tudo corre bem. Não há televisão de manhã. O pequeno almoço é agora tomado na mesa da cozinha, e eu faço-lhe companhia, fazendo o grande sacrifício que é comer um pão com manteiga assim que acordo. Para mim é doloroso, mas uma mãe faz de tudo para ajudar os seus filhos.

Com Setembro veio a vontade de uma comida reconfortante, lembrando que o Outono está aí mais depressa que possamos imaginar. Cada Estação do Ano trás-me vontade de mudança.

Ingredientes para 4 pessoas:
- 800g de carne de vitela cortada aos cubos
- 3 chalotas finamente picadas
- cerveja preta (33cl)
- salsa picada
- azeite
- sal
- pimenta branca

Preparação:
Num tacho refogar as chalotas com um fio de azeite. Colocar a carne e fritar um pouco. Temperar de sal e pimenta branca moída na altura. Acrescentar a cerveja preta. Cozinhar em lume moderado até todo o álcool ter evaporado e a carne estar tenra. Servir quente e polvilhado com salsa picada. Acompanhei com o puré  de batata (a base é sempre a mesma), depois é só acrescentar uma mão cheia de ervilhas já cozidas. Bjs a todas/os e desculpem o longo post.

10 comentários:

  1. Gostei mesmo muito do aspecto, que maravilha!

    ResponderEliminar
  2. O prato ficou magnífico.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. gostei mto da receita! vou experimentar ;)
    bjs

    ResponderEliminar
  4. ADOREI ESSA CARNINHA E TÃO BEM ACOMPANHADA...
    BOA SEMANA
    BJS

    ResponderEliminar
  5. Um pratinho cheio de aroma !
    ;) Boa semana !

    ResponderEliminar
  6. Gostei muito do empratamento e da receita da carne. Estou com vontade de dias frios e destes pratos reconfortantes, não tendo praia, mar, sol e bebidas frescas, que nos valham as lareiras, cobertores, jantares quentinhos e roupas aconchegantes :)

    ResponderEliminar
  7. Olá Carlinha :) agora só me falta despachar as minhas para podermos pôr a conversa em dia, está quase. Quanto à mudança de estação somos iguais, é quando renovo a pintura cá de casa e começo a passar os olhos pelo roupeiro delas principalmente. Eu já começo a dizer que só faltam 3meses para o natal! E gostei do formato rectangular que deste ao puré com as ervilhas. Tens que me dizer como fizeste que tenho uma que não pode ver ervilhas... a que ficou a dever o beijo :)
    E mesmo longe, por enquanto, e espero que não seja para sempre, tens a minha amizade. Beijinhos. Falamos quando todos estiverem na escola para falar sem interferências :)

    ResponderEliminar
  8. Este prato de carne tem um aspecto bem suculento.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Gostei imenso do teu post, foi muito agradável de ler, assim como a tua comidinha deve ter sido muito agradável de comer.
    Beijoca

    ResponderEliminar
  10. Receita deliciosa e essa foto abre mesmo o apetite. Bjs

    ResponderEliminar