sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Doce De abóbora Com Canela


Sinto-me finalmente uma mulher livre e independente. Pois que já tenho a minha própria máquina fotográfica. Não se compara obviamente com o arsenal que dorme na mesma casa que eu e está guardado no armário branco que é só "dele", onde também vive uma bela Hasselblad que ainda namorisquei para fotografar uma das minhas receitas, mas nada feito pois é a menina dos olhos dele. Terei de me contentar e dar o melhor de mim com menos.
E por falar em independência, não há nada melhor que fazermos os nossos doces, não há mesmo! A ideia de pôr a abóbora a macerar vi aqui e apesar de já ter feito vários doces de abóbora com outros ingredientes, acho que a simplicidade desta está no top.

Ingredientes:
- 1 kg de abóbora (usei abóbora butternut pesada sem casca)
- 800g de açúcar (usei açúcar branco)
- 1 pau de canela
- 1 colher de chá de canela

Preparação:
Corta-se a abóbora em cubos muito pequenos. Deita-se numa taça grande juntamente com o açúcar e a canela. Mexe-se e cobre-se com película aderente. Guarda-se no frigorífico de um dia para o outro.
No dia seguinte coloca-se numa panela grande com todo o líquido que se formou e o pau de canela e deixa-se cozer em lume brando até fazer o ponto estrada, ou seja, quando colocar uma pequena quantidade de doce num prato e passar com a ponta da colher e formar uma estrada é porque está pronto. Passa-se pela varinha mágica. Deixa-se arrefecer um pouco. Coloca-se o doce em frascos esterilizados até estarem bem cheios. Tapa-se e vira-se ao contrário uns minutos para criarem o vácuo natural. Se utilizarem sempre estas regras não há doce que azede. Bjs a todas/os.

Nota: Os frascos podem ser esterilizados em água a ferver durante uns minutos, ou em recipientes próprios de ir ao microondas daqueles que se esterilizam os biberons, com excepção das tampas.

Obrigada pelos votos que fui recebendo no facebook para o passatempo da Luísa Alexandra. Faltou-me um bocadinho assim bem pequeno. Vocês estragam-me com mimos pá!

5 comentários:

  1. O dono desse arsenal é um invejoso, é o que é! Mas valha-nos a compota de abóbora macerada (adorei a ideia).

    ResponderEliminar
  2. Olá, Carla! Que lindos frasquinhos de doce de abóbora, o meu preferido! E vejo que já estão vestidos com a cor do Natal, serão com certeza uma rica prenda!

    ResponderEliminar
  3. É dos meus doces preferidos, adoro :)
    beijinhos,
    Addicted
    http://cookaddiction.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Que delicia, tenho que experimentar... Adorei o seu blog e já estou a seguir...
    Eu também tenho um blog de culinária mas estou só a começar....
    Visite o meu blog e dê-me uma forcinha...

    http://paladaresdapaparoca.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. receitinhas bem parecidas vão ser as minhas prendas de natal este ano :)
    Beijinhos e bom domingo.

    ResponderEliminar