quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Bolo Chiffon De Laranja

O mês de Dezembro tem um sabor especial para mim e não é pelo Natal. O Natal tornou-se uma época de preocupação e confusão que não me atrai. A não ser, estar com a família, juntarmo-nos todos e fazer aqueles almoços e jantares com muita alegria e muita cumplicidade à mistura. 
Por esta altura à seis anos atrás estava eu a preparar o meu "ninho" para receber o "piolho encardido", e com a sorte que tenho acertou em cheio no dia 25 de Dezembro. O que quer dizer, que todos os anos, além destes sintomas do ninho, tenho toda uma festa de arromba para preparar, tirando a parte de encher balões que isso dispenso, pois ninguém quer ver aqui a mãe com falta de ar.  Portanto, para a semana irei de férias para um sítio bem quente e confortável que é a minha casa e ficarei à espera que a cegonha chegue com o meu menino.

Ingredientes:
- 1 1/2 chávena de açúcar
- 1 1/2 chávena de farinha de trigo
- 3/4 chávena de óleo
- 1/2 chávena de sumo de laranja
- raspa de 1 laranja
- 1 colher de chá de fermento em pó
- 1 pitada de sal fino
- 6 ovos separados
- margarina para untar a forma

Preparação:
Mistura-se o açúcar com a farinha. Depois junta-se o óleo, o sumo e a raspa da laranja, o sal fino e as gemas. Bate-se com a batedeira eléctrica 15 a 20 minutos, dependendo da potência que usarem. À parte bate-se as claras em castelo e junta-se cuidadosamente ao preparado anterior, misturando nesta fase o fermento. Coloca-se numa forma de buraco bem grande untada com margarina e alisa-se a superfície. Vai ao forno pré-aquecido a 180º e após 50 minutos ir verificando se o bolo está cozido. Retira-se do forno. Vira-se imediatamente para o prato de servir e deixa-se arrefecer assim mesmo, que o bolo acaba por cair. Fica um bolo muito fofo e guloso. Esta receita foi o Chefe Silva que me deu. Bjs a todas/os. 

10 comentários:

  1. O teu bolo está com um aspecto maravilhoso!
    beijinhos,
    Addicted
    http://cookaddiction.blogspot.p

    ResponderEliminar
  2. Um bolo mesmo apetitoso, que maravilha!
    Adoro os bolos assim simples, sabem tão bem!

    ResponderEliminar
  3. Está mesmo excelente!!

    beijinhos e feliz Natal para ti e todos os teus

    ResponderEliminar
  4. adoro este bolinho!
    joka

    ResponderEliminar
  5. Muito bom aconceilho de o fazerem

    ResponderEliminar
  6. Deliciosa receta, la prepare con el doble de ingredientes haciendo algunos ajustes y me quedo enorme y super deliciosa, gracias por la receta desde Arequipa, Peru.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom que gostou :), fico muito contente. Muito obrigada pelas palavras.

      Eliminar
  7. Realmente increible la receta

    ResponderEliminar