terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Bolo De Claras

Este é um bolo para comer sem culpa. Sem a culpa de engordar e sem a culpa de deitar fora as claras que sobram de outra receita. É um bolo esponjoso que pede uma cobertura como a Joana Roque bem fez, mas eu decidi contrariar o destino. 

Ingredientes:
- 8 claras
- 250g de açúcar em pó
- 140g de farinha de trigo sem fermento~
- 1 colher de chá de extracto de baunilha
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
- raspa de 1 limão
- 1 pitada de sal

Preparação:
Bate-se as claras em castelo com uma pitada de sal e o bicarbonato de sódio. Junta-se o açúcar peneirado aos poucos, batendo com a batedeira eléctrica cada vez que se junta o açúcar. Depois envolve-se cuidadosamente a farinha aos poucos com a ajuda de uma colher de pau. Acrescenta-se a baunilha e a raspa de limão. Coloca-se numa forma de buraco e sem untar. Vai ao forno pré-aquecido a 160º aproximadamente 35 minutos ou até estar cozido. Retira-se e vira-se ao contrário para o prato de servir. Deixa-se ficar até arrefecer e o bolo cai naturalmente. Eu gostei! Bjs a todas/os.

6 comentários:

  1. Muito útil para aproveitar claras e com poucas calorias :)
    Vou levar a receita.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  2. Mas que rico bolinho!! Parece estar tão fofinho! :)

    ResponderEliminar
  3. Sim, deve ficar bem esponjoso e claro uma delicia ! :)

    ResponderEliminar
  4. Tenho pena de nunca me sobrarem claras!!! Eu não gosto muito de gemas, então aquilo que sobre sempre são gemas! Gostava mesmo de fazer este bolinho, mas depois não usava as gemas para nada :(
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Curiosamente andei à procura de uma receita de um bolo de claras para este fim-de-semana e encontrei uma também muito boa.
    Esta tua sugestão é maravilhosa, adoro assim o aspecto caseiro em bolos.

    ResponderEliminar
  6. Ando há que tempos para fazer esse bolo, pois tenho lá 8 claras à espera de serem consumidas. E olha, é que é já este fim de semana :)

    ResponderEliminar