domingo, 22 de setembro de 2013

Creme De Camarão Caseiro

Uma mãe leva satisfeita o filho para o regresso às aulas, e a escola devolve-me o filho doente.  Cá por casa quando o "piolho encardido" está doente, nós também ficamos "doentes" e também queremos comer canja na cama, também queremos pedidos especiais, como batatas fritas a acompanhar, etc. Acho que sou uma mãe privilegiada, pois que este puto com 39º de febre nunca perde a compostura e o seu sentido de humor que tanto o caracteriza. Agora para variar da canja sai um creme de camarão bem económico, bem simples e acima de tudo bem caseiro.

Ingredientes para 8 pessoas:
- 1 kg de camarão (usei um tamanho grande)
- 2 lt de água da cozedura 
- casca de uma cebola
- 1 colher de sobremesa de pimentão doce
- 2 colheres cheias de sopa de farinha de trigo ou amido de milho
- sal q.b
- molho picante q.b.

Preparação:
Cozer o camarão em água temperada de sal e a casca de cebola. Quando começar a ganhar uma cor opaca e rosada estão cozidos. Retirar os camarões e deixar arrefecer um pouco. Coar 2 litros da água da cozedura e reservar. Retirar as cabeças e a casca a todos os camarões. Triturar no robot de cozinha ou no liquidificador com um pouco do caldo reservado e coar.
Misturar a farinha numa taça à parte com um pouco do caldo reservado e mexer até dissolver bem. Levar o caldo reservado ao lume juntamente com a farinha dissolvida. Deixar ferver e ir mexendo até engrossar. Acrescentar o pimentão doce, molho picante e retificar de sal. Acompanhar com mini tostas ou croutons caseiros. Os camarões servirão para outra refeição. Bom Domingo!

1 comentário: