domingo, 15 de setembro de 2013

Espirais De Queijo E Chourição



Estava aqui a pensar com os meus botões em como a minha família é louca e eu adoro-a na mesma. Setembro é um mês de grande azáfama e não é pelo regresso às aulas, pois que eu tenho essa parte organizada desde Junho, mas pela correria de aniversários. Em todos eles diverti-me como tenho direito e apesar de cansativos, eu estou sempre pronta a acolher a família, que apesar de, como todas as famílias, terem as suas quezílias, a minha mantém-se sempre unida, aliás acho que devo isso aos meus pais. Agora sou eu que os tenho de acolher e aconchegar com o meu carinho, depois de tanta coisa que eles já fizeram pelos 3 filhos e pelos 4 netos. Eles merecem tudo! Nas nossas festas de aniversários há regras tão tontas que no fundo tornaram-se as nossas regras e fazem parte do nosso contexto. Ora vejamos, cantamos os parabéns sempre desafinados e cada um canta o que lhe apetecer no meio, ultimamente nomeamos um maestro que fica a controlar o tom, e posso dizer que não é nada bom de ouvir, depois o aniversariante canta uma canção de agradecimento, morde as velas e pede um desejo, eu recuso-me a morder as velas e no meu aniversário decidi mastiga-las, o que me arrependo muito (para a próxima vou-me ficar só pelo: não quero!), depois o aniversariante vai para debaixo da mesa e dá o seu maior grito, e não bastasse a confusão, se alguém decidir que temos de cantar os parabéns a alguém que não os teve, repete-se tudo outra vez. O caos... A minha família é louca e eu adoro!  Para animar a festa levei os meus pães de queijo com bacon, apenas alterei o queijo da ilha ralado por queijo mozarella ralado e estas espirais que hoje apresento, receita melhorada desde a última vez que fiz em 2011. A criançada gosta sempre, e aqui a tia fica toda babada.

Massa:
- 200g de farinha de trigo tipo 65
- 100g de água
- 25g de azeite
- 1 saqueta de fermento padeiro seco (4,6g)
- 1 pitada de sal

Recheio:
- Ketchup q.b.
- óregãos secos q.b
- 100g de queijo ralado mozarella
- 50g de chourição cortado aos quadrados pequenos
- 1 gema de ovo para pincelar 

Preparação:
Colocar a farinha numa taça grande com uma pitada de sal. Abrir um buraco ao meio e adicionar o fermento. Verter a água e o azeite e mexer para dissolver bem o fermento. Amassar um pouco até a massa despegar das mãos. Tapar a taça com película aderente ou um pano grande e deixar levedar em local seco e quente, até duplicar o volume. Polvilhar a bancada de trabalho com farinha e amassar uns minutos. Estender a massa em retângulo. Barrar com o ketchup, polvilhar com os óregãos, adicionar por cima o queijo e o chourição. Enrolar como se fosse uma torta e cortar às fatias não muito grossas, com uma boa faca. Deixar repousar a massa mais uns minutos, já no tabuleiro de ir ao forno, forrado com papel vegetal e pincelar com a gema de ovo. Colocar no forno pré-aquecido a 180º, aproximadamente 25/30 minutos ou até estar cozida.  Boa semana a todas/os.

9 comentários:

  1. Que espirais tão apetitosas!

    beijinhos :)

    ResponderEliminar
  2. Adorei o aspecto destas espirais! Tanto miúdos como graúdos devem gostar :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  3. Adoro estes teus pãezinhos e afins... fazes isto sempre tão bem, ficam perfeitos!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Adorei essas espirais tem tudo para me agradar.
    bsj

    ResponderEliminar
  5. Ai que maravilha! :)
    Ficaram com muito bom aspecto...
    Que bom que a tua familia é unida. hehe

    ResponderEliminar
  6. Hummmm, já tou a babar!!!! Até parece q lhe sinto o cheirinho!!!! :D

    ResponderEliminar
  7. como é que eu deixei passar esta receita! isto é o petisco ideal para festas!!

    já viste o passatempo a decorrer no meu blogue: http://limited-edition-since2012.blogspot.pt/2013/09/passatempo-conservas-nero-e-limited.html

    ResponderEliminar