domingo, 13 de outubro de 2013

Bolinhos De Carne Com Sementes de Sésamo



Como qualquer amante de culinária, adoro experimentar produtos novos e ingredientes gourmet que fazem qualquer refeição brilhar. Mas, tenho sempre consciência, que não posso ter tudo e há que fazer opções. Acho muito mais "desconcertante" tentar elaborar refeições novas e com os ingredientes vulgares que adquiro mensalmente. Para variar das almôndegas, das bolonhesas, dos empadões, que faço com a carne picada, saíram este fim-de-semana da minha cozinha uns bolinhos bem deliciosos e crocantes que acompanhámos com uns simples noodles salteados com um fio de azeite e uma salada verde.

Ingredientes para 28 bolinhos:
- 400g de carne de vaca picada
- 400g de carne de porco picada
- 1 dente de alho espremido (com utensílio próprio ou picado com a faca)
- 6 colheres rasas de sopa de pão ralado
- 4 colheres de sopa de molho de soja
- 2 colheres de sopa de folhas de tomilho frescas
- sal q.b.
- pimenta q.b.
- sementes de sésamo q.b. para a cobertura
- azeite q.b.

Preparação:
Colocar numa taça todos os ingredientes, com exeção do azeite e das sementes de sésamo. Envolver bem. Com as mãos molhadas, moldar os bolinhos de um tamanho médio e passar pelas sementes de sésamo noutra taça. Aquecer uma frigideira anti-aderente e adicionar um fio de azeite apenas para cobrir o fundo. Fritar as almôndegas em lume moderado e ir virando para ficarem uniformes. É normal as sementes começarem a saltar. Para evitar salpicos, coloquei papel vegetal que molhei, espremi e tapei a frigideira. Poderão acompanhar com o vosso molho preferido, por exemplo de tomate ou molho agridoce. Bjs e boa semana.

3 comentários:

  1. Umas almôndegas diferentes e muito bonitas! Devem ser uma delicia :)

    _____________________
    aculpaedasbolachas.com

    ResponderEliminar
  2. O aspecto é delicioso! Manuela

    ResponderEliminar
  3. Já tinha olhado para elas no FB , ficaram bem apetitosas ! Vou trazer a dica das sementes de sesamo :) beijinho doce e bom domingo !

    ResponderEliminar