segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Folhados De Doce De Figo Com Cobertura de Amêndoas

Estou quase a mudar o nome d' O Meu Tempero, para "O Tempero Dele", pois que a semana que passou o "mais-que-tudo" decidiu ocupar a minha cozinha assim sem mais nem menos e sem a minha autorização. Confesso que me dá sempre uma certa urticária quando o vejo naquele espaço que é tão meu. A cozinha é minha. É o meu espaço, a minha terapia e o meu escritório. Na minha cozinha ninguém almoça ou janta, pois a mesa é ocupada com o meu portátil, as minhas revistas, os meus livros, as minhas coisas. Ele sempre diz que deixou de cozinhar por mea culpa. Confesso outra vez que ele tem razão, pois que eu fazia-lhe marcação cerrada nesses dias. Sinto-me como se ele tivesse invadido o meu espaço e tomado à força o meu mundo, tal conquistador. As regras lá em casa sempre ditaram: Não mexes na minha caixa de costura e eu não mexo na tua caixa de ferramentas. Por ter deixado de cozinhar regularmente, só tinha duas especialidades. Eu e o "piolho encardido" gozávamos sempre em segredo, quando sabíamos que ele tinha feito o jantar... E dizíamos os dois, ou é arroz de peixe ou esparguete guisado com frango... Vai uma apostinha? Apostas em qual? O que é certo é que ele aperfeiçoou esses dois pratos e agora estou sempre ansiosa que ele faça o esparguete que eu adoro. A semana que passou até fez peixe no forno e estava divinal. Esta conversa toda para vos dizer que esta semana as receitas são bem simples... A culpa foi dele! 

Ingredientes para 6 folhados:
- 3 quadrados de massa folhada (fresca e de compra)
- doce de figos q.b. 
- amêndoas laminadas q.b.
- gema de ovo batida para pincelar

Preparação:
Cortar os quadrados de massa folhada no sentido diagonal, para que de um quadrado fiquem dois triângulos. Colocar em cada e no centro, uma colher de sopa de doce. Fechar cuidadosamente e pressionar com um garfo. Pincelar com gema de ovo e polvilhar com amêndoas laminadas. Levar ao forno pré-aquecido a 200º, aproximadamente 15/20 minutos. Bjs e boa semana a todas/os.

20 comentários:

  1. Olá Carla:)

    Quem me dera a mim que o meu homem me fizesse alguma vez alguma coisa que desse para trincar, se não sou eu a cozinhar nesta casa ninguém come. És uma felizarda!

    Adorei os teus folhados:) Tenho massa folhada, doce de abóbora e tomate e amêndoas laminadas e algum tempo; vou já fazer:)

    Boa semana!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não se pode ter tudo não é? Olha estes folhados simples fazem sempre aquele figurão que aprece que deram imenso trabalho a fazer e muito tempo. beijocas e boa semana

      Eliminar
  2. E que bem sabe quando são eles a cozinhar!!! O meu é mais petiscos e docinhos, a comida do dia a dia é mesmo comigo!!! Não se pode ter tudo :)
    Estão espectáculo esses folhados, e com o recheio escolhido só podem ter ficado perfeitos!!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Os meus parabéns então para ele, tem futuro!

    ResponderEliminar
  4. Como eu te percebo... a invasão do espaço e as saudades daqueles pratos que só ele sabe fazer :) só não aprecio figos... beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho de deixar de ser egoísta e deixa-lo cozinhar. Fico eu a fazer o bricolage em casa... O que pode ser desastroso.

      Eliminar
  5. que maravilha, ha dias fiz assim mas doce de amoras:)

    ResponderEliminar
  6. Carla, ficaram lindos estes folhados! Quanto à invasão, aproveita... o meu só vai à cozinha para buscar comida! :P
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Adoro folhados e esses além de lindos tem um recheio delicioso
    Boa semana
    bj

    ResponderEliminar
  8. Simples mas parecem deliciosas... Partilho da mesma urticária quando vejo e meu na cozinha.. heheh... mas confesso que de facto eles até fazem comidinha muito boa! :P
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Ai Carlita ... A invasão ... Eu ás vezes até gosto que o meu me invada a cozinha , e agora depois da visita à vaqueiro , cheira-me que irá ser mais frequente :)
    Mas olha que esses folhadinhos .... hummmmm que coisa boa!!! Eu adoro figos!!! Bom, e coisas simples é o que se quer :D
    Beijos !!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Temos que fazer um contrato com eles. Podem cozinhar, ams têm de deixar a cozinha limpa e arrumada no final... Assim era perfeito! bjs

      Eliminar
  10. Obrigada Márcia. Beijinhos para o Brasil

    ResponderEliminar
  11. Muito bom o post amei essa receita muito boa!

    ResponderEliminar