sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Sushi De Camarão

Um dias destes provei convenientemente sushi e à medida que fui saboreando, fui apreciando ainda mais, de tal forma que apanhei uma barrigada de sushi e praticamente regressei a casa a rastejar e passei dois dias a fazer a digestão. Como não me posso habituar a estes luxos decidi fazer em casa. Fica bem mais económico e com a prática poderei aperfeiçoar a técnica. O mundo não é perfeito e eu também não, por isso não poderão exigir que a primeira vez que faça sushi saía perfeito. A receita foi com a ajuda da Duxa, da Susana, muitos vídeos vistos na Internet e a ajuda do "mais-que-tudo" que enrolou a última folha nori e ficou muito bem, como se pode ver na fotografia são os dois rolos de baixo que não se vê a alga no meio.

Ingredientes para 5 rolos:
- 2 chávenas de chá de arroz para sushi
- 3 chavenas de chá de água
- 50ml de vinagre de arroz ou sidra
- 50g de açúcar refinado
- 1 colher de sobremesa de sal  
- 5 folhas de alga Nori
- 1 cenoura cortada às tiras
- 1 pepino cortado às tiras
- 1 embalagem de miolo de camarão congelado e posteriormente cozido
- molho de soja ou outro molho Japonês a gosto para servir

Preparação:
Lavar o arroz delicadamente até a água ficar completamente limpa (cerca de 6 a 8 lavagens). Colocar o arroz num tacho médio juntamente com as 3 chávenas de água e deixar repousar cerca de 30 minutos até o arroz ganhar uma cor branca. Cozinhar o arroz por 15 minutos em lume médio e com a tampa, sem nunca destapar (usei uma tampa de vidro para ir vendo a fervura). Após os 15 minutos de cozedura, desligar o lume e esperar outros 15 minutos sem destapar. Findo este tempo, verter o arroz para uma travessa para ir arrefecendo. É normal o arroz pegar um pouco no fundo de tacho, aconselho a não rasparem essa parte. Para o molho do arroz, juntar numa panela pequena, o vinagre, o açúcar e o sal e deixar ao lume sem ferver, até dissolver o açúcar e o sal. Verter este molho aos poucos no arroz e ir mexendo cuidadosamente.
Por fim, preparar a bancada da cozinha, tendo por perto o arroz, uma tigela com água e gelo, pois só assim se consegue mexer no arroz, as algas, o pepino, a cenoura, o camarão, uma esteira (como não tinha usei a que se vê na foto que é um individual de mesa e serviu perfeitamente) e um saco de plástico (daqueles transparentes de congelação por exemplo ou película aderente).
Colocar a esteira, o saco por cima e uma folha Nori com a parte áspera virada para cima. Molhar as mãos na água gelada e apanhar um pouco de arroz. Distribuir pela folha Nori com a ajuda dos dedos polegares, deixado um espaço no final como se vê aqui, pôr uma tira de cenoura, de pepino e o camarão, cerca de 4 a 5 por folha (tentando endireitar o camarão o mais possível). Enrolar com a ajuda da esteira como se fosse uma torta e pressionar bem. Cortar o rolo ao meio com uma faca bem afiada e depois novamente ao meio até atingir a espessura desejada. Ir limpando a faca em cada corte. Eu cortei cada rolo em oito partes iguais. Servir frio e acompanhar com um molho japonês a gosto. Bom fim de semana a todos.

17 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigada Marisa. Para a próxima fica melhor, depois de uns acertos aqui e ali. Beijocas

      Eliminar
  2. Ficou espetacular!!!!!! =D És a maior!!!! Não ficou bonito?!!!! Desculpa?!!!! Tem juizo, ficou pois!!!! Parabéns!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha destreza com as mãos é pouca e a juntar ao facto de ser desastrada não ajuda nada. Mas fiz o melhor que pude e já sei onde errei, por isso para a próxima fica melhor. Olha lá são 25 ou 32? É que se for 32 já fico com menos invejoca.

      Eliminar
  3. Obrigada Susana. É muito giro fazer e dá aquele nervoso quando cozinhamos uma coisa nova que não sabemos se vai correr bem. bjs e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  4. Respostas
    1. Então tens de fazer! É giro de fazer e ficamos com aquela sensação boa de que já experimentámos mais um prato. beijocas e bom fim de semana.

      Eliminar
  5. Nunca comi mas cada vez que vejo fico com muita vontade de provar.
    O teu ficou com muito bom aspecto
    Bom fim de semana
    bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu aprendi a gostar. Provei há muito tempo mas não gostei muito. bom fim de semana

      Eliminar
  6. Nossa parece ser muito bom mas nunca provei !

    ResponderEliminar
  7. Ando mortinha para experimentar isto. Já tenho o arroz e o vinagre, só não encontro a folhinha! :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nos hipermercados encontra-se facilmente. É giro fazer em casa. bjs

      Eliminar
  8. Tenho os ingredientes todos e no outro dia até fiz um curso de iniciação ao sushi. A ver se no proximo fim de semana tenho tempo para testar isto, que já estou com vontade de uma bela sushizada :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha e eu tinha os ingredientes e não tinha o curso. Ainda andei a ver em Lisboa se havia alguma coisa. bjs e boa sorte

      Eliminar