quinta-feira, 27 de março de 2014

Lombinho de Porco Com Especiarias E Arroz Basmati Com Açafrão E Passas

Eu considero-me uma mulher desenrascada na cozinha. Quem vai a minha casa não saí de lá sem almoçar, lanchar ou jantar e às vezes não saem mesmo de lá antes de eu poder servir estas três refeições. Faz-me lembrar quando era miúda, um familiar que não me deu lanche, pois não podia fazer torradas porque não tinha pão duro (ainda hoje conto esta história por ser tão pateta). Bem, na minha casa, o amor faz milagres capazes de transformar meia dúzia de ingredientes num festim. Tantas vezes digo: fiquem para jantar que ponho mais água na sopa, e não sei o que acontece, que esta minha vontade de servir e agradar os outros, faz crescer a comida cá em casa. Sábado que passou era preciso pôr mais um prato na mesa e aprimorar o lombinho de porco que já estava a descongelar. O açafrão faz milagres e decidi colorir o arroz salpicando-o também com as passas que sobraram do ano novo. E assim saiu um prato um pouco mais especial, para uma visita mais especial ainda. 

Ingredientes para 4 pessoas:
- 1 lombinho de porco cortado aos medalhões não muito grossos
- 1 colher de café de gengibre em pó
- 1 colher de café de alho em pó
- 1 colher de café de cominhos em pó
- 1 colher de café de paprika
- 1 colher de chá de bagas de zimbro ligeiramente esmagadas
- 3 colheres de sopa de vinho branco
- 2 colheres de sopa de azeite
- sal q.b.
- pimenta móida q.b.
Para o Arroz:
- 1 chávena grande de arroz basmati
- 2 chávenas de água
- 1 colher de chá de açafrão das Índias (curcuma)
- 1 pau de canela
- uma mão cheia de passas de uva
- sal q.b.
- azeite q.b.

Preparação:
Temperar o lombinho de porco com todos os ingredientes. Deixar a marinar uns minutos ou de um dia para o outro. Aquecer uma frigideira grande sem qualquer gordura. Cozinhar os medalhões de ambos os lados e no final juntar a marinada que sobrou. Enquanto os medalhões cozinham, colocar num tacho, o arroz, a água, o açafrão, o pau de canela, temperar de sal e um fio de azeite. Mexer e levar ao lume médio tapado até a água ser toda absorvida e começar a fazer uns buraquinhos. Adicionar as passas que entretanto estiveram num pouco de água para amoleceram. Separar os bagos de arroz cuidadosamente com a ajuda de um garfo. Servir os medalhões de imediato acompanhados de arroz e uma salada verde. Bom apetite!

3 comentários:

  1. Gostei de tudo nesse prato
    Uma excelente refeição
    bj

    ResponderEliminar
  2. Só pode estar super saboroso... e ficou lindo de morrer!
    Bjos

    ResponderEliminar
  3. Olá Carla:)

    Que prato mais lindo! Adorei o arroz e adorei a carne, perfeitos e combinam lindamente. Levo comigo:)

    Boa semana!
    Beijinhos

    ResponderEliminar