quinta-feira, 13 de março de 2014

Ravioli Caseiro Com Recheio De Frango



A 1ª vez que fiz ravioli, tinha vindo de uma festa de aniversário ao fim da tarde. Já não bastasse ser tarde, ainda tive de dividir a cozinha com o "piolho encardido" que teimou em dar-me uma mãozinha. Já poderão ver o caos e as horas a que jantámos. Não ficaram maus, mas decidi que a 2ª vez seriam feitos calmamente e sem preocupações de tempo. É preciso gostar muito de culinária... Num dia de semana depois de um dia de trabalho, teimei novamente em fazer ravioli e desta vez não dividi a cozinha com ninguém, mas jantámos tarde novamente... Ficaram bons e foram feitos sem máquina, o que dificulta muito. Apesar de já ter andando a sondar a máquina, fico sempre na dúvida se funcionam bem e se realmente vale a pena. O que me dizem?

Ingredientes para 4 pessoas:
Massa
- 300g de farinha de trigo sem fermento
- 3 ovos médios
Recheio:
- 1/2 frango pequeno (sendo que depois só é necessário o peito, o resto é para dar sabor ao caldo)
- 1 cenoura inteira sem a casca
- 1 cebola inteira sem a casca
- 2 dentes de alho inteiros e sem a casca
- 6 bagas de zimbro ligeiramente esmagadas
- 1 folha de louro
- sal q.b.
- 2 colheres de sopa de queijo da ilha ralado
- 200ml de caldo da cozedura do frango
Molho:
- 4 tomates (usei rama médios)
- 4 colheres de sopa de polpa de tomate
- 150ml de caldo da cozedura do frango
- 1 colher de café de açúcar
- sal q.b.
- azeite q.b.
- salsa seca q.b. para decorar

Preparação:
Colocar cerca de 2 litros de água numa panela grande, o frango, a cenoura, a cebola, os dentes de alho, as bagas de zimbro, a folha de louro, temperar de sal e levar a cozer. Retirar apenas o peito e triturar no copo liquidificador, juntamente com a cenoura, o queijo ralado e cerca de 200ml do próprio caldo da cozedura. O restante frango e caldo, poderá ser utilizado para outra receita. Reservar.

Na bancada da cozinha, colocar a farinha e abrir um buraco ao meio. Lá dentro colocar os ovos e misturar de dentro para fora até estarem bem envolvidos na farinha. Amassar até ficar uma massa homogénea e bem lisa. Ir polvilhando a bancada da cozinha sempre que necessário, mas não em demasia, para não secar a massa. Dividir a massa em 3 ou 4 partes e reservar dentro de um pano. Estender cada pedaço de massa com o rolo em retângulos compridos e o mais fina possível. Colocar cerca de uma colher de sobremesa cheia do recheio (sejam generosos, pois a massa aumenta muito depois de cozida e o recheio quase que desaparece como foi o meu caso) no meio da massa e com intervalos de 2cm aproximadamente, dependendo também do tamanho que desejarem o vosso ravioli. Pincelar com água as extremidades da massa e colocar outra por cima. Pressionar com os dedos entre o recheio e as pontas e cortar com uma faca à volta em quadrados ou usar um molde. Repetir a operação até terminar a massa. Cozer os raviolis em água fervente temperada de sal, até estar "al dente".

Para o molho, colocar os tomates já sem pele e picados, num tachinho com um fio de azeite, a polpa de tomate e deixar apurar uns minutos até reduzir. Acrescentar cerca de 150 ml do caldo da cozedura, o açúcar, retificar o sal e apurar novamente. Triturar no liquidificador e se necessário juntar mais caldo da cozedura.

Servir os raviolis de imediato, cobertos com o molho e decorar com salsa seca. Bom apetite!

10 comentários:

  1. Eu digo que podias ter me convidado para de facto dar a minha opinião!!!! =D Parecem estar deliciosos!!!! ;)

    ResponderEliminar
  2. Têm óptimo aspecto!! Eu também não tenho máquina mas conheço quem tenha e está satisfeito.
    Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou a pensar comprar uma, pois é muito demorado estender a massa muito fina com o rolo. Bjs

      Eliminar
  3. Carla, que óptimo aspecto!! Parecem deliciosos!! É preciso realmente gostar muito de culinária para depois de um dia de trabalho ainda teres esta trabalheira!!! Parabéns.
    Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada da Paula. É uma terapia boa para a minha cabeça, e enquanto a "malta" já estava sentada à mesa à espera do jantar, eu dizia na cozinha que estava na consulta do psicólogo ;). beijoca

      Eliminar
    2. Olá. Fiz a massa num robot de cozinha mas estendi-a com rolo. Cortei as formas e guardei no frigorífico. 2 dias depois quando tive oportunidade de fazer o recheio estavam castanhos (Marron) ou com dupla cor. Deitei fora com medo que os ovos estivessem deteriorado a massa. É normal a alteração da cor?

      Eliminar
    3. Olá Mariana, nunca deixei a massa esses dias no frigorífico quando faço massa com ovos, mas se alterou de cor alguma coisa foi, pois não é normal. Eu teria feito o mesmo que tu, jogaria fora, pela via da dúvida. bjs e bons cozinhados

      Eliminar
  4. Adoro raviolis, mas compro sempre dos ja feito mas agora depois de ver o teu, vou experimentar ja guardei a receita:)
    O molho tomate caseiro e saudavel perfeito!
    Ficaram lindos.

    Aproveito para te convidar no meu passatempo da que está a decorrer aqui gostava muito que participasses:)
    http://prazeressaudaveis.blogspot.pt/2014/03/1-aniversario-blogue-passatempo-do-1.html

    Beijinho grande

    ResponderEliminar
  5. Ver estas coisas tão próximo da hora de almoço não é aconselhado! Que maravilha, Carla, adoro massas e os teus raviolis estão lindos e com um aspeto delicioso!
    Beijinhos e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  6. Olá,
    Por mero acaso :) andei á procura da maquina para oferecer a uma amiga e não encontrei...
    O tempo também não é muito mas ainda o compro...
    Apesar de para quem gosta de cozinhar ter gosto por fazer tudo a mão, um mimo como uma maquina acho que ajudará a poupar um tempinho para a pessoa.
    No entanto os teus á mao estão bonitos.
    Quem gosta, gosta...
    Beijo

    ResponderEliminar