11 junho 2014

Esparregado de Nabiças


Quando preciso de receitas daquelas caseiras e mesmo típicas de outros tempos, basta-me apenas fazer um telefonema e tenho a questão resolvida. É como ter o telefone pessoal da Filipa Vá Com Deus ou do Chef Silva, mas com a sorte de não pagar a chamada por termos o mesmo tarifário. Conversas sobre comida e troca de receitas são para mim algo muito inspirador. A receita de hoje é um acompanhamento versátil, que apesar de podermos comprar congelado e quase pronto a usar, há sempre aquela magia de sermos nós a preparar. 

Ingredientes:
- 1 molho grande de nabiças
- 1 dente de alho
- 300ml de leite
- 1 colher de sopa de amido de milho
- sal q.b.
- pimenta moída q.b. (usei moinho 5 pimentas)
- vinagre de vinho branco q.b.
- azeite q.b.

Preparação:
Depois de bem lavadas, arranjar as nabiças, retirando apenas os talos mais grossos. Levar a cozer em água a ferver e temperada de sal, até ficarem tenras. Escorrer muito bem e picar com a faca, ou se preferirem triturar no robot de cozinha. Aquecer uma frigideira e adicionar um fio de azeite. Saltear as nabiças. Temperar de sal, pimenta, vinagre e o alho espremido ou bem picado. Misturar o amido de milho com o leite e acrescentar às nabiças. Deixar a cozinhar até todo o leite ser absorvido e o molho engrossar. Bom apetite!

3 comentários:

  1. Ficou Divina a sua receita... Huuuuuuuuuuuummmmmmmmmmm!!!
    Beijos Márcia (Rio de Janeiro - Brasil)
     
    http://decolherpracolher.com.br

    ResponderEliminar
  2. Adoro esparregado com aquele sabor a vinagre, mas prefiro fazer tudo à mão, nada de robot para picar as nabiças!
    Bjs

    ResponderEliminar

Comentem e critiquem à vontade. Estou aqui para partilhar e também para aprender. Apenas não serão publicados comentários sem serem assinados e desprovidos de sentido.

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...