terça-feira, 3 de março de 2015

Lulas picantes com tomate

Quando fiz estas lulas, alguém lá em casa me disse: "parecem aquelas lulas de lata"... E eu fiquei boquiaberta sem perceber que raio de afirmação era aquela, depois do trabalho que tive a arranjar lulas. Mas afinal era um elogio, pois parece que as memórias antigas ficam bem guardadas em nós e mesmo que seja numa lata, o que interessa é as emoções boas que nos trazem. Já tenho por aqui uma receita idêntica, mas com potas, mas quero partilhar na mesma as diferenças.


Ingredientes 3/4 pessoas:
- 1 kg de lulas inteiras (usei congeladas)
- azeite q.b.
- 1 cebola picada
- 1 folha de louro
- 1 lata de tomate pelado (390g)
- 3 dentes de alho laminados
- 100ml de vinho branco
- sal q.b.
- salsa picada q.b.
- molho picante q.b. (caseiro ou de compra)
- limão para servir (opcional)

Preparação:
Descongelar as lulas naturalmente. Depois de limpas e arranjadas, cortar as lulas às rodelas e os tentáculos ao meio.
Levar um tacho ao lume com um bom fio de azeite. Juntar a cebola, o louro e deixar refogar bem. Picar o tomate e acrescentar ao refogado juntamente com o suco da lata e os alhos. Deixar apurar uns minutos até o tomate reduzir, para de seguida juntar o vinho. Deixar destapado até o álcool evaporar. Adicionar as lulas, temperar de sal e molho picante a gosto. Cozinhar tapado para criar molho, até ficarem tenras. Destapar no final para apurar mais, caso esteja com muito líquido. Apagar o lume, adicionar a salsa picada e envolver. Servir quente, polvilhado com mais salsa picada e limão. Acompanhar com puré de batata, arroz branco ou batata cozida por exemplo. Bom apetite!

8 comentários:

  1. Não sou grande apreciadora dessas lulinhas. Uma vez num restaurante tive uma experiência tão má com umas lulas dessas que fiquei traumatizada para a vida! Prefiro as lulas grandonas! Mesmo assim, a julgar pelo aspeto, se calhar era capaz de me converter a esse teu prato!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha que estavam bem boas. Agora os traumas podem ser recuperados e eu sou a prova viva disso. As lulas grandes são boas, aliás muito boas, portanto também ficas bem servida. :) beijocas.

      Eliminar
  2. essas lulas estão cá com um aspeto mesmo delicioso.


    www.ocantinhodosgulosos.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O "mais que tudo" adorou. Ou não fosse ele um grande apreciador de lulas. bjs

      Eliminar
  3. Adoro lulas e essa ficaram maravilhosas, vou roubar a receita
    Bj

    ResponderEliminar
  4. Ahah! também acharia que era um insulto, mas às vezes as pessoas dizem as coisas um bocado sem pensar!! E com intenções contrárias ao que entendemos :) Adoro lulas (e até das de lata gosto, quando não posso ter das outras!) e gosto imenso de lulas em tomate. Estava capaz de roubar esta travessa inteira e fazer um belo de um festim de meia noite!
    Beijinhos e boa semana
    Inês

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também gosto das de lata. Aliás tenho também memórias de infância na casa dos meus pais. O meu pai gostava sempre de ter muitas conservas em casa, aliás ainda gosta de fazer pequenos lanches e acompanhar com pão. À meia noite já não tenho lulas, mas arranjava-se outra coisa para petiscares. Beijinhos e boa semana para ti também.

      Eliminar