quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Esparguete com tomate, pimento e chouriço

Gosto imenso de pratos de massa que incluam tomate. Não tenho grandes preocupações em juntar-lhe carne, peixe ou marisco, basta umas rodelas de chouriço, bacon, ou mesmo queijo, para tornar este prato mais delicado e aprumado. Os dias de outono convidam-nos a alterar a ementa habitual, o corpo pede mais sopas quentes e comida aconchegante ao jantar. A cama já pede um edredon mais grosso, os pés exigem uns chinelos a troco das havaianas, o sofá já está prevenido com uma manta sempre pronta a tapar as pernas mais friorentas, e eu, bem, e eu já quero os dias nostálgicos do frio que me fazem querer tudo o que não quero no verão.

Ingredientes para 4 pessoas:
- 300g de esparguete
- 1 cebola picada
- 2 dentes dentes de alho picado
- 1 pimento vermelho cortado às tiras
- 1/4 de chouriço extra corrente cortado às rodelas finas
- 1 lata de tomate pelado aos pedaços (390g)
- 1 colheres de sopa de concentrado de tomate
- 100ml de vinho tinto
- 1 colher de chá de tomilho seco
- 1 pequeno molho de salsa fresca picada
- sal q.b.
- pimenta preta moída q.b.
- azeite q.b.

Preparação:
Num tacho grande com um fio de azeite, refogar ligeiramente a cebola e o alho. Adicionar o pimento e o chouriço e deixar cozinhar tapado cerca de 5 minutos. De seguida adicionar o tomate, o concentrado e o vinho tinto, e deixar destapado até ferver e evaporar todo o álcool. Reduzir o lume, temperar de sal, pimenta e tomilho e deixar tapado uns minutos até o molho ficar com a consistência que se deseja. Se secar demasiado acrescentar um pouco de água, se ficar com muito líquido destapar e deixar reduzir. Desligar o lume e envolver parte da salsa, guardando alguma para polvilhar na hora de servir.

Enquanto o molho apura e fica com a consistência que desejamos, cozer o esparguete em água a ferver e temperada de sal. Escorrer mas deixar algum líquido com a massa.

Envolver o esparguete em metade do molho. Empratar de imediato, colocando o restante molho por cima e mais salsa picada. Bom apetite!

6 comentários:

  1. Pratos assim sao tao bom! Sou deaquelas, como tu, que acha que para fazer bons pratos nao precisamos de tudo e mais alguma coisa, nao precisamos de produtos sofisticados, nao precisamos de complicar! Menos é mais, é uma máxima que muito me agrada! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Somos mães trabalhadores, portanto temos mais é que descomplicar a nossa vida. Por um lado é um prato rápido de fazer, mas também é saboroso e económico, tudo coisas boas para juntar a estes dias sempre atarefados de nós mulheres. bjs

      Eliminar
  2. que delícia de refeição!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. eu como adoro massa seja como for, essa massa tem um aspeto delicioso com o chouriço e o pimento fica maravilhoso.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fica realmente uma delícia, modéstia à parte, que eu não gosto nada de gabar os meus cozinhados. Mas tendo em conta, tempo gasto na confecção, relação qualidade/preço é um bom petisco :).

      Eliminar