quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Vaca com legumes com crosta de massa folhada

A semana que passou foi bem proveitosa para mim. Depois das pinturas e de pequenas remodelações na minha cozinha, foi a vez das limpezas e de pôr tudo a brilhar. Chegou o fim de semana e decidi continuar nas arrumações. Lavar carpetes e outras coisas já a pensar que o outono está aí à porta. Não vale a pena reclamar depois porque está a chover. É pôr mãos à obra enquanto houver sol! 
Foi também o começo da hidroginástica, e fui quase arrastada... Fazer desporto nunca foi uma prioridade para mim, e ainda mais porque sou muito preguiçosa. Mas lá fui e com boa companhia. Vamos os três para a piscina e cada um vai para a sua aula. Saí de lá nem sentia as pernas, mas soube-me muito bem confesso. 
A receita de hoje é um prato simples, um vulgar guisado de carne e legumes que fez companhia a uma placa de massa folhada de compra a terminar o prazo. É utilizada outra forma de fazer estes pratos com a massa folhada, como por exemplo adicionar farinha na carne para engrossar o molho, o que eu acho lindamente. Esta carne foi feita na panela de pressão para garantir que a peça mais inferior que utilizei ficava bem tenra, e só depois decidi utilizar a massa, logo fui adaptando outros métodos. Portanto fica aqui uma sugestão de como salvar uma placa de massa folhada a terminar o prazo. Para a próxima prometo seguir o método mais correto, sem panela de pressão e uma carne à altura, mas garanto que estava bem saboroso.

Ingredientes:
Para cozer a carne na panela de pressão:
- 1 kg de carne de vaca (usei peça inteira)
- 3 dentes de alho inteiros
- 1 cebola inteira
- 1 folha de louro
- 100 ml de vinho tinto
- 1 colher de chá de grãos de pimenta preta
- 1 colher de chá de bagas de zimbro
- água q.b.
- sal q.b.

Para o restante:
 - azeite q.b.
- 1 alho francês picado (só a parte branca)
- 1 dente de alho picado
- 1 colher de chá de coentros em pó
- 4 conchas de sopa do caldo de cozer a carne
- 1 cenoura grande cortada aos cubos
- 1 mão cheia de ervilhas
- sal q.b.
- pimenta preta moída q.b.

- 1 placa de massa folha redonda
- 1 gema de ovo batida

Preparação:
Colocar todos os ingredientes para cozer a carne, na panela de pressão e encher com um pouco de água até cobrir a carne. Fechar bem a panela e deixar ao lume médio/alto aproximadamente 1h e 30m, dependendo da qualidade da carne.

Depois de cozida, retirar a carne e cortar aos cubinhos pequenos. Coar o caldo e reservar. O que sobrar poderá ser utilizado  para outras receitas.

Num tacho com um fio de azeite, levar o alho francês e o alho a refogar ligeiramente. Adicionar o caldo e acrescentar as cenouras para cozerem um pouco. Assim que levantar fervura adicionar as ervilhas e deixar até os legumes ficarem tenros mas ainda firmes. Adicionar a carne ao tacho, retificar o tempero de sal e pimenta e envolver tudo.

Verter tudo para uma travessa que possa ir ao forno. Pincelar os rebordos da travessa com gema de ovo. Colocar a massa folhada por cima da carne e pressionar para ficar bem fechada. Pincelar a massa com gema de ovo. Fazer alguns furos com a ponta da faca para deixar sair vapor e não formar mais molho.

Levar ao forno pré-aquecido a 220º, aproximadamente 30 a 35 minutos, ou até a massa folhar e ficar dourada. A meio poderão baixar um pouco o forno. Servir de imediato, acompanhado de arroz branco por exemplo. Bom apetite!

4 comentários:

  1. É uma receita que nunca fiz mas fica tão giro! E deve ser saboroso! beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O piolho adorou a massa por cima. Estava estaladiça, ou então ele estava era com muita fome ;). Beijocas e bom fim de semana

      Eliminar
  2. Que maravilha!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt

    ResponderEliminar