quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Broas de batata doce, mel e nozes

Não são obviamente broas castelares, nem de espécie, são as broas que eu gosto de fazer, sem calda de açúcar em ponto específico e outras complicações para dias mais ocupados. São b(r)oas para fazer em casa, rústicas e pouco doces como eu gosto. Nada de açúcar, apenas mel para adoçá-las. Ficam muito molinhas por dentro e perfumadas. Depois é dividir pela vizinhança.

Ingredientes para cerca de 34 unidades:
- 400g de batata doce pesada já reduzida a puré (utilizei batata doce assada, cerca de 2 médias)
- 200g de mel
- raspa de 1 laranja
- 1 ovo tamanho M
- 200g de farinha de trigo (usei Tipo 55)
- 1 colher de chá de fermento químico 
- 1 colher de sobremesa de erva doce em pó
- 1 colher de sobremesa de canela em pó
- 70g de miolo de noz picado grosseiramente
- 2 gemas batidas para pincelar

Preparação:
Numa taça grande colocar a batata doce previamente esmagada com o garfo ou outro esmagador manual, ainda quente (mais fácil). Acrescentar o mel e a raspa de laranja e misturar bem com o garfo. De seguida o ovo e voltar a misturar.

Peneirar a farinha juntamente com o fermento, a erva-doce e a canela. Adicionar à taça do preparado da batata doce e acrescentar também as nozes. Misturar tudo bem com o garfo ou colher de pau como preferirem (é preciso força). Se se tornar difícil, amassar com as mãos o suficiente para ficar uma massa homogénea (fica uma massa muito pegajosa).

Levar ao frigorífico algum tempo, pelo menos uma hora, para endurecer mais um pouco.

Ligar o forno a 180º. Forrar o tabuleiro com papel vegetal.

Com 2 colheres de sopa fazer as broas como se faz os pastéis de bacalhau e dispo-las separadas no tabuleiro. Pincelar cada uma com a gema de ovo. Levar ao forno cerca de 15/20 minutos, ou até ficarem douradas. Ficam moles quando saem do forno e endurecem um pouco depois de arrefecer, mas a textura é mesmo que fique mole. Retirar e deixar arrefecer por completo antes de guardar. Bom apetite!

17 comentários:

  1. Gosto tanto de doces com batata doce! E gosto da simplicidade dessa receita! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já sabes como eu sou. Tem de ser simples e está feito. Pelo menos é nessa fase que me encontro agora. O futuro pode ser complicar, mas nada disso por agora. Beijocas

      Eliminar
  2. Gosto muito de broas! :)
    E a descrição destas parece-me perfeita. Macias por dentro e perfumadas. hmmm! Pena não sermos vizinhas. heheh
    Beijinhos
    Sarinha.
    No Conforto da Minha Cozinha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh quem me dera ter boa vizinhança e poder trocar as coisinhas que vou cozinhando... Assim era uma razão para cozinhar ainda mais :). beijocas e já fui espreitar o teu bolinho... Que pecado, levo também uma fatia.

      Eliminar
  3. Ai Carlinha... Disseste dividir pela vizinhança? :D
    Gostei muito e vou guardar para fazer um destes dias, obrigada pela partilha.
    Beijokas da vizinha Dulce ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada eu Dulce por me vires fazer uma visita. Saudades dos workshops... beijocas vizinha, levo também um prato da tua saladinha de dióspiro.

      Eliminar
    2. Obrigada, abracinho bom! <3

      Eliminar
  4. Tenho pena de não ser sua vizinha :) mas não faz mal, levo a receita comigo para fazer qualquer dia ...
    Gulosoqb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ficaram muito boas, não tão doces como as de compra, mas a meu ver acho que estavam docinhas q.b.

      Eliminar
  5. Ai que adorava comer uma agora mesmo.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/11/s-martinho-e-bolo-de-castanhas.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sobrou nenhuma :(. para a semana faço mais :). beijocas

      Eliminar
  6. devem ser tão boas!!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda não houve reclamações, ufa... beijocas Susana

      Eliminar
  7. Eu adoro adoro broas e as tuas tem os ingredientes que mais adoro, batata doce, canela, mel, erva doce e nozes uiiii isto deve ficar uma delicia mesmo vou guardar e vou as fazer depois digo como ficou :)
    Beijinho grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Super, super simples de fazer. Se preferires mais docinhas carrega mais no mel. Eu acho que de doçura estavam perfeitas, mas há pessoas que gostam mesmo delas muitos doces. beijocas

      Eliminar
  8. Adoro esse tipo de broas. E as suas são bem mais saudáveis, adoçadas com mel. Obrigada pela partinha.

    Bjinhos
    Tânia Tiago
    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho tentado evitar o açúcar, embora nem sempre consiga com todas as receitas. Ando tão gulosa que tem mesmo que ser. Eu é que agradeço a visita Tânia. beijinho

      Eliminar