Este fim de semana o meu ponto alto foi levar o "piolho encardido" ao sushi. Ficou prometido levá-lo lá todas as vezes que faz os testes e trás de volta "Bom" a tudo. É uma boa desculpa para mim, que fujo sempre ao sushi porque na verdade não fica barato. Ele delira e agradece-me sempre tanto, e eu nada me importo por todo o dinheiro gasto, só para ver aqueles olhinhos a brilharem. Ele compreende bem que apesar de eu adorar de paixão cozinhar, não tenho mãos para este tipo de gastronomia. Lá me desenrasco com as gyosas e pouco mais, portanto há que aceitar as minhas capacidades. Assim que chegamos ao nosso restaurante de sushi preferido nem precisamos ver a ementa, é praticamente uma dose de cada, porque este puto tem uma grande prática com os pauzinhos e um apetite de adolescente. E o que é que o cuscuz tem a ver com o sushi? Nada pois, mas tem a ver comigo e com ele, pois é um dos pratos que ambos apreciamos.
Ingredientes:
- 150g de cuscuz
- 1 colher de café de alho em pó
- 1 colher de café de sal fino q.b.
- 1 colher de café de pimenta preta moída q.b.
- 1 colher de café de caril em pó
- 1 colher de café de açafrão das Índias (curcuma)
- 200ml de água a ferver
- azeite q.b.
- sumo de limão q.b.
------------------------------------
- 1 cenoura
- 1 rodela de gengibre fresco
- 1 pequeno molho de coentros frescos
------------------------------------
- 1 posta de salmão cozida a vapor e depois lascada
- 1 chávena de miolo de camarão grande cozido a vapor
Preparação:
Colocar
o cuscuz numa tigela juntamente com o alho, o sal, a pimenta, o caril e o açafrão, e misturar.
Verter água a ferver e tapar. Quando a água estiver toda
absorvida separar os grãos cuidadosamente com um garfo. Regar com sumo de limão e um fio de azeite a
gosto.
Triturar a cenoura, o gengibre e os coentros no robot de cozinha e
adicionar ao cuscuz, misturando bem. Servir com o salmão e o camarão e retificar o tempero de sal, azeite e limão se necessário.
Bom apetite!
Pois eu também gosto muito de cuscuz! Faço imensas vezes! Confesso que da primeira vez estranhei! Mas depois entranhei! Sabe bem fazer uns miminhos aos nosso filhotes! Olha, o meu tem o primeiro teste hoje! Espero que ele também me surpreenda com uma boa nota! Por acaso não lhe prometi nada, e ele também não pediu, mas se se portar bem se calhar também lhe faço um miminho! Beijinhos
ResponderEliminarO cuscuz se for bem temperado fica sempre bom, e eu gosto de lhe por aqueles pózinhos de legumes triturados para aromatizar ainda mais. Os nossos filhotes merecem uns miminhos volta e meia quando trazem boas notas. Espero que o teu traga de volta um Muito Bom. beijocas
EliminarGosto bastante de couscous, muito boa sugestão!
ResponderEliminarSuper rápido a fazer, como queremos para aqueles dias complicados de tempo e disposição. ;)
EliminarAdoro couscous e este parece-me bastante saboroso, só tenho de trocar o salmão por outro bichinho (não consigo mesmo comê-lo).
ResponderEliminarGulosoqb
Gosto imenso de salmão, e desde que não seja muito cozinhado para não ficar seco, fica sempre saboroso. E que tal comê-lo grelhado temperado antes com sal, pimenta e sumo de limão? Fica mesmo bom. :)
EliminarE bem rápida de preparar. beijocas e boa semana
ResponderEliminarDELICIOSO 😁😁😁
ResponderEliminarFaço muitas vezes cuscuz. É um safa refeições :)
EliminarParabéns pelo seu site.
ResponderEliminarCheio de boas ideias, ideias simples de confecionar.
Para hoje vou seguir esta receita, fazendo umas alterações, que é o bom da astronomia.
Bjs
Obrigada Fátima pelo elogio tão simpático. É assim mesmo, cada um faz ao seu gosto e com os ingredientes que tem disponível. bjs e volta sempre que queiras.
Eliminar