segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Cuscuz aromático com salmão e camarão ao vapor

Este fim de semana o meu ponto alto foi levar o "piolho encardido" ao sushi. Ficou prometido levá-lo lá todas as vezes que faz os testes e trás de volta "Bom" a tudo. É uma boa desculpa para mim, que fujo sempre ao sushi porque na verdade não fica barato. Ele delira e agradece-me sempre tanto, e eu nada me importo por todo o dinheiro gasto, só para ver aqueles olhinhos a brilharem. Ele compreende bem que apesar de eu adorar de paixão cozinhar, não tenho mãos para este tipo de gastronomia. Lá me desenrasco com as gyosas e pouco mais, portanto há que aceitar as minhas capacidades. Assim que chegamos ao nosso restaurante de sushi preferido nem precisamos ver a ementa, é praticamente uma dose de cada, porque este puto tem uma grande prática com os pauzinhos e um apetite de adolescente. E o que é que o cuscuz tem a ver com o sushi? Nada pois, mas tem a ver comigo e com ele, pois é um dos pratos que ambos apreciamos.


Ingredientes:
- 150g de cuscuz 
- 1 colher de café de alho em pó
- 1 colher de café de sal fino q.b.
- 1 colher de café de pimenta preta moída q.b.
- 1 colher de café de caril em pó
- 1 colher de café de açafrão das Índias (curcuma)
- 200ml de água a ferver
- azeite q.b.
- sumo de limão q.b. 
------------------------------------
- 1 cenoura
- 1 rodela de gengibre fresco 
- 1 pequeno molho de coentros frescos
------------------------------------
- 1 posta de salmão cozida a vapor e depois lascada
- 1 chávena de miolo de camarão grande cozido a vapor

Preparação:
Colocar o cuscuz numa tigela juntamente com o alho, o sal, a pimenta, o caril e o açafrão, e misturar.
Verter água a ferver e tapar. Quando a água estiver toda absorvida separar os grãos cuidadosamente com um garfo. Regar com sumo de limão e um fio de azeite a gosto. 
Triturar a cenoura, o gengibre e os coentros no robot de cozinha e adicionar ao cuscuz, misturando bem. Servir com o salmão e o camarão e retificar o tempero de sal, azeite e limão se necessário. 
Bom apetite!

11 comentários:

  1. Pois eu também gosto muito de cuscuz! Faço imensas vezes! Confesso que da primeira vez estranhei! Mas depois entranhei! Sabe bem fazer uns miminhos aos nosso filhotes! Olha, o meu tem o primeiro teste hoje! Espero que ele também me surpreenda com uma boa nota! Por acaso não lhe prometi nada, e ele também não pediu, mas se se portar bem se calhar também lhe faço um miminho! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O cuscuz se for bem temperado fica sempre bom, e eu gosto de lhe por aqueles pózinhos de legumes triturados para aromatizar ainda mais. Os nossos filhotes merecem uns miminhos volta e meia quando trazem boas notas. Espero que o teu traga de volta um Muito Bom. beijocas

      Eliminar
  2. Gosto bastante de couscous, muito boa sugestão!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Super rápido a fazer, como queremos para aqueles dias complicados de tempo e disposição. ;)

      Eliminar
  3. Adoro couscous e este parece-me bastante saboroso, só tenho de trocar o salmão por outro bichinho (não consigo mesmo comê-lo).
    Gulosoqb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto imenso de salmão, e desde que não seja muito cozinhado para não ficar seco, fica sempre saboroso. E que tal comê-lo grelhado temperado antes com sal, pimenta e sumo de limão? Fica mesmo bom. :)

      Eliminar
  4. E bem rápida de preparar. beijocas e boa semana

    ResponderEliminar
  5. Respostas
    1. Faço muitas vezes cuscuz. É um safa refeições :)

      Eliminar
  6. Parabéns pelo seu site.
    Cheio de boas ideias, ideias simples de confecionar.
    Para hoje vou seguir esta receita, fazendo umas alterações, que é o bom da astronomia.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Fátima pelo elogio tão simpático. É assim mesmo, cada um faz ao seu gosto e com os ingredientes que tem disponível. bjs e volta sempre que queiras.

      Eliminar