quinta-feira, 12 de maio de 2016

Bolo de limão simples

Quando o meu forno regressou definitivamente a casa fiquei com medo de o usar. Deixei-o lá para um canto uns dias e nem o limpei. Foi duas vezes para o norte para o fornecedor. A porta mal montada fez com que tivesse de leva-lo de volta assim que cheguei a casa e verifiquei o erro. Bem, a verdade é que todo este inconveniente tornou-me ainda mais desenrascada na cozinha, e preparar durante mais de um mês pratos sem forno foi uma ginástica boa. Ele voltou! E quando o ia limpar por dentro percebi que já não era o meu forno. Além da porta nova enviaram-me todo um forno novo, e eu que nem tinha reparado. Vidros partidos não são cobertos pela garantia e tive de pagar o vidro claro, apesar deles não trocarem vidros e colocarem uma porta nova. Eles quiseram compensar-me do transtorno do "vai e vem" e acho que me arranjaram um problema. Olho para o forno e não tem as marcas do tempo. Do tempo em que eu e ele fizemos companhia um ao outro, nos dias felizes, nos dias tristes, nos dias assim assim. Foi preciso muitos cozinhados para o perceber e agora que éramos tão felizes os dois, puf... Ele foi e voltou outro. Não vos consigo explicar por palavras, e até parece que endoideci com esta conversa, mas sinto realmente falta do meu forno e quem me dera que não o tivessem trocado por um novo. Agora começo tudo outra vez e nada como o bacalhau de ontem e o bolinho de hoje para criar laços com ele. Esta é a história da minha vida, um entra e saí de pessoas e coisas e um "tenho de começar outra vez", outra vez...
Já vos disse que este bolo fica muito fofo e com uma aroma delicado a limão? Não? Pois, então é isso que realmente interessa, deixem lá os meus desabafos tontos.

Ingredientes:
- 4 ovos separados (usei tamanho L) à temperatura ambiente
- 200g de açúcar refinado
- 100g de manteiga derretida e arrefecida
- raspa e sumo de 1 limão grande
- 200g de farinha de trigo (usei tipo 55)
- 1 colher de chá de fermento químico
- manteiga para untar e farinha para polvilhar a forma q.b.

Preparação:
Untar com manteiga e polvilhar com farinha uma forma simples de buraco. Reservar.
Aquecer previamente o forno nos 180º.

Bater as claras em castelo e reservar. 

Bater as gemas com o açúcar e a manteiga até ficar um creme fofo esbranquiçado. Acrescentar a raspa e sumo do limão e voltar a bater.

Peneirar a farinha com o fermento e envolver com uma colher de pau ou a espátula de borracha sem bater. Depois de bem incorporada é a vez de envolver as claras. Primeiro uma colherada e depois a restante até ficar uma massa homogénea.

Verter o preparado para a forma e alisar cuidadosamente a superfície. Levar ao forno cerca de 40 minutos. Fazer o teste do palito e se sair limpo está cozido. Se necessário colocar papel de alumínio por cima para não dourar muito. Desenformar sobre uma rede e fatiar depois de arrefecido. Bom apetite!

12 comentários:

  1. Não sei o que seria de mim sem forno!! Como é que faria um bolinho delicioso como esse?
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já tinha andado a pesquisar umas panelas americanas para fazer bolos no fogão, tal era o desespero. Mas com o tempo fui-me habituando a viver sem ele. bjs

      Eliminar
  2. Realmente viver sem forno parece-nos uma coisa complicada! Sempre que não nos apetece fazer nada de especial, é só pôr alguma coisa lá dentro, sempre que está frio lá fora é só fazer um bolinho delicioso...
    E num instante este vai ter tanto uso e histórias para contar como antigo :) e que maneira melhor do que o tradicional bacalhau e bolo de limão?

    Beijinhos e bons cozinhados no forno :p
    Tiago e Catarina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro o forno dá mesmo muito jeito. Quantas vezes ponho uns medalhões de pescada no pirex, umas batatas, umas cenouras, azeite e mais uns temperos e ele me devolve um jantar simples mas saboroso. Fez-me realmente muita falta, mas o ser humano tem uma grande capacidade de se adaptar e passados semanas quase já nem me lembrava. Agora que voltou aos poucos e poucos vai tudo voltar ao normal. beijocas e resto de boa semana.

      Eliminar
  3. Os electrodomésticos são como as pessoas, entram na nossa vida e se forem realmente bons não mais queremos que saiam! Por exemplo, custou-me horrores quando a minha batedeira avariou! E não foi de velhice nem de maus tratos! Por acaso trato os meus electrodomésticos com mil cuidados. A avaria não tinha solução por isso comprou-se uma nova pela qual ainda hoje, e passados todos estes anos, ainda não nutro uma grande simpatia! Ela até faz o seu trabalho suficientemente bem, mas não é a minha batedeira! Não tenho é outro remédio senão conformar-me com isso! Ela que não me ouça porque daqui a nada tenho de usá-la e ainda me deixa ficar mal e isso é que não pode mesmo ser pois amanhã tenho visitas para almoçar! Realmente parecemos duas loucas a chorar a "morte" dos nossos electrodomésticos, mas vá lá, pelo menos o teu voltou, ainda que com um visual renovado! Esse bolo está mesmo fofinho! Tenho limões para gastar por isso sábado vou fazer! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parecemos mesmo Elisabete, mas não somos as únicas, disso tenho a certeza eheheh. E eu até nem sou ligada a estas coisas materiais, mas tinha uma adoração pelo meu mini-forno, agora lá vou eu estreitar novos laços com o novo forno. Para a semana já somos os melhores amigos ,). beijocas e a ver se a tua batedeira não te ouve dizer essas coisas, porque às vezes parece que têm vida própria.

      Eliminar
  4. Adoro este tipo de bolo, simples, fofo e se ainda por cima com um aroma delicado a limão, é definitivamente o bolo ideal para mim! Que vontade de comer uma fatia :)
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito simples sem grandes complicações, e é dos bolinhos que me sabem melhor. Este ficou muito fofo e correu bem, o próximo não sei :). beijinhos e bom fim-de-semana.

      Eliminar
  5. Bem, eu diria que vivo sem forno porque posso cozer um bolo ou pão na mfp. No entanto sei que se um dia ficar sem ele, fico à toa e sem saber o que fazer. Aconteceu-me isso com o microondas quando avariou - usava-o apenas para aquecer mas nunca pensei que me pudesse fazer tanta falta naqueles dias em que esteve fora de alcance ;)
    Já este bolo, tem tudo para eu gostar: é de limão e parece ser mesmo fofo, daqueles que derretem na boca :)
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já me aconteceu isso com o microondas e andei desnorteada e já nem me lembrava como se aquecia o leite antigamente. As coisas evoluíram muito ou então sou eu que já estou velhota. Bjs e bom fim-de-semana.

      Eliminar
  6. Simples mas super apetitoso :)
    Bjinhos

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Às vezes o simples é o que nos sabe melhor :). Bom fim-de-semana!

      Eliminar