segunda-feira, 23 de maio de 2016

Mini quiches de frango com queijo fresco de tomate e manjericão (novos queijos frescos em barra da Montiqueijo)

A semana passada eu e a Filipa seguimos rumo ao restaurante "O Nobre" para um brunch delicioso, preparado pela Chef Justa Nobre com a preciosa companhia dos queijos da Montiqueijo. Foi-nos mostrado a versatilidade dos queijos, tanto em sobremesas como em salgados, apesar do queijo brilhar por si só, podemos sempre utilizá-lo para fazer brilhar variados pratos.
Esta é uma empresa 100% portuguesa e a única na produção desde a origem até ao produto final.
Mas a coqueluche da Montiqueijo neste momento são os novos queijos frescos em barra, ideais para as mesas de almoços ou jantares de família ou para todas as épocas festivas do ano. Depois da ideia e de trabalharem nos sabores, finalmente chegaram ao mercado os queijos frescos em barra em 3 opções, o tradicional, o com tomate e manjericão e o com alecrim. Este formato é bem interessante e de certa forma facilita-nos a vida na hora de dividir por todos. Nunca deram por vocês a sentarem-se à mesa e ficarem em dúvida de como se iam servir do queijo fresco? Se se serviam do queijinho inteiro ou deixavam lá metade no prato? Sempre com a dúvida se o tirassem inteiro e se todos fizessem o mesmo, não sobraria para os restantes? Pois bem, temos este problema resolvido! E se sobrar queijo? Não faz mal, eu e a Filipa temos a receita de umas mini quiches bem saborosas para reaproveitar o queijo que sobrou.



fotografias cedidas pela Montiqueijo
Ingredientes para 10 unidades:
- 1 placa redonda de massa quebrada  
- 1 alho francês pequeno picado (só a parte branca)
- 1 chávena de chá de frango cozido desfiado
- 4 ovos tamanho M
- 1 iogurte grego natural
- 120g de queijo fresco de tomate e manjericão (Montiqueijo)
- azeite q.b.
- sal q.b.
- pimenta preta moída q.b.
- 2 colheres de sopa de cebolinho fresco picado
- manteiga para untar as formas

Preparação:
Ligar o forno nos 180º. Untar com manteiga 10 forminhas tipo empadas. 

Aquecer uma frigideira grande com um fio de azeite e refogar o alho francês até ficar bem macio. Juntar o frango, temperar de sal, pimenta e misturar. Desligar o lume e deixar arrefecer um pouco.

Desenrolar a placa de massa e com um aro redondo de cozinha, cortar a massa em 10 círculos. Aproveitar as aparas que sobram voltando a unir a massa e estender com o rolo, para assim obter mais quantidade. Colocar cada círculo de massa cuidadosamente nas forminhas.

Numa taça bater ligeiramente os ovos. Acrescentar o iogurte e misturar até ficar bem homogéneo.
Por fim adicionar à taça o queijo fresco partido grosseiramente, o preparado do frango e alho francês e o cebolinho. Misturar e retificar o tempero de sal e pimenta se necessário.

Dividir este preparado pelas formas, enchendo-as até cima. Levar ao forno  aproximadamente 25 a 30 minutos ou até estarem firmes e douradas. Desenformar e servir quente, morno ou frio, acompanhado de uma salada. Bom apetite!

4 comentários:

  1. Ficaram tão perfeitinhas! Lindas!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Simples e boas e que safam para um almoço ou jantar ligeiro. beijocas

      Eliminar
  2. São fantásticas. Adoro!!!
    Bjinhos

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar