segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Pá de porco com maçã e vinho do Porto

O inverno convida a muita preguiça caseira e a outros programas de fim-de-semana fora do "ar livre", não vale mesmo a pena sofrermos de tédio nestes dias cinzentos. É claro que não é a minha estação favorita, prefiro as estações de transição, a primavera e o outono, mas tento aproveitar a parte boa. Há sempre um lado bom até nas coisas más, é só abrirmos o coração e deixá-las entrar. A receita de hoje é um simples assado, como já andam alguns pelo blogue. Este levou vinho do porto e ficou a assar lentamente no forno, para que eu pudesse estar na preguiça. Dá para muitas refeições, dá para congelar uma parte e dá para convidar a família que chega para todos. Vêem? Nem tudo é mau. Boa semana!


Ingredientes:
- 1 pá de porco com osso (2.200kg)
- sal grosso q.b.
- 4 cebolas médias cortas às rodelas não muito finas
- 2 cenouras grandes com casca cortadas às rodelas grossas
- 3 maçãs vermelhas com a casca e sem o caroço cortadas às rodelas não muito finas
- 1 cálice de vinho do Porto
- azeite q.b.
- 3 pequenas nozes de manteiga

Preparação:
No tabuleiro de ir ao forno colocar as cebolas, as cenouras e as maçãs. Por cima a carne já temperada de sal. Regar a carne com o vinho do Porto, um fio de azeite e umas nozes de manteiga.

Cortar um pedaço de papel vegetal  um pouco maior que o tabuleiro, molhar com água e espremer para que fique maleável. Cobrir o tabuleiro com o papel vegetal e por cima papel de alumínio, aconchegando bem no tabuleiro, para que não saia vapor.
Levar ao forno a 180º, aproximadamente 3 horas e 30 minutos, dependendo de cada forno. Nos últimos minutos retirar os papéis e deixar dourar na parte de cima, regando várias vezes com o molho. Servir quente, desfiado ou fatiado finamente. Acompanhar com massa, arroz, batatas cozidas, purés variados, legumes cozidos ou salteados, saladas, ou em sandes. Bom apetite!

8 comentários:

  1. Pois eu ainda estes dias comentava com alguém que nas coisas más também há coisas boas! Ficaram a olhar para mim como se eu tivesse dito a maior barbaridade! Mas é verdade, pelo menos eu acredito que sim! E os assados lentos são umas das coisas boas do inverno! Porque é nesta altura do ano que sabem melhor! Ficou muito apetitoso! Não seria de esperar outra coisa! beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todas as coisas nos dão lições de vida, até as más, e isso poderá ser o lado bom também. beijocas

      Eliminar
  2. Sabe tão bem um assado neste frio.
    Que bom aspecto.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh se sabe, o forno aquece a cozinha e devolve-nos um assado bem quentinho e sem trabalho nenhum ;). beijinhos e bons cozinhados!

      Eliminar
  3. Enviamos um convite para o teu email :)

    ResponderEliminar
  4. Olá
    Que bom aspecto, bonito prato.
    Tenho de tentar... Mas se nao conseguir já sei onde vou...
    ;) beijinhos
    Pat.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É super fácil. Se preferires fica este assado na lista para o nosso próximo almoço. beijocas

      Eliminar