17 janeiro 2017

Almôndegas de vaca com legumes e molho de natas com ervas

Janeiro é efetivamente o meu pior mês de contas. É o mês de poupanças para recuperar os gastos das festas, e para me preparar para fevereiro, mês do carro e de mais gastos ainda. No fundo penso que acontece com toda a gente, janeiro é o mês de apertar o cinto para a maioria de nós. Mas não é por fazermos mais um "furo no cinto" que as refeições têm de ser enfadonhas, nah, nah, nada disso. Podemos sempre aprimorar e mimar a nossa família. Os meus rapazes não são esquisitos, sendo assim, umas almôndegas de carne que rendem o dobro misturadas com legumes e depois mergulhadas numa piscina de molho saboroso, parece-me bem, o que acham?
São fáceis de fazer como sempre e como a cozinha que me identifico neste momento, o futuro não sei.


Ingredientes para 14 almôndegas:
- 200g de carne picada de vaca
- 100g de courgette (com casca) ralada no crivo mais pequeno do ralador
- 100g de cenoura ralada no crivo mais pequeno do ralador
- 2 colheres de sopa de coentros frescos picados + para polvilhar no final
- 5 colheres de sopa de pão ralado (ou mais ou menos)
- 1 colher de café cheia de alho em pó
- pimenta moída q.b. (usei moinho mistura várias pimentas) 
- sal q.b- 2 chalotas picadas (ou 1 cebola)
- azeite q.b.
- 1 pacote de nata com ervas aromáticas

Preparação:
Numa taça colocar a carne, a courgette, a cenoura, os coentros, parte do pão ralado, o alho,  temperar de sal e pimenta e misturar tudo. Se o preparado estiver muito húmido acrescentar o resto do pão ralado, ou mais ainda se necessário. (juntar um ovo para unir melhor se preferir, ou espremer muito bem a courgette e a cenoura ralada para perder todo o líquido). Formar bolas um pouco maior que nozes.
Levar um tacho a aquecer com um fio de azeite e refogar a chalota. Juntar as almôndegas e deixar fritar de ambos os lados virando com cuidado. Quando estiverem cozinhadas juntar as natas e um pouco de água se necessário e deixar apurar uns minutos. Servir de imediato polvilhado com coentros e acompanhado com um arroz branco. Bom apetite!

4 comentários:

  1. Por acaso vou fazer almondegas,talvez experimente assim. Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Assim rendem muito, já para não falar que assim comemos menos carne :). bjs

    ResponderEliminar
  3. Assim ninguém as recusa! Esta semana também tenho uma receita de almôndegas camufladas! Todos comem e ninguém reclama! Às vezes ainda pedem é para repetir! beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh oh lá em casa não há livro de reclamações :). bjs

      Eliminar

Comentem e critiquem à vontade. Estou aqui para partilhar e também para aprender. Apenas não serão publicados comentários sem serem assinados e desprovidos de sentido.

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...