Estou viciada em guloseimas. Não passo um dia sem comer qualquer coisa doce. Ainda ontem roubei de fininho dois bombons ao frasco e comi às escondidas assim em jeito de: "se ninguém ver é como se nunca os tivesse comido". E eu que tinha prometido no fim-de-semana passado deixar o açúcar de lado e ir procurá-lo na fruta para satisfazer esta minha gula. Pois bem, foi a pensar nisto que elaborei uns queques de beterraba bem saborosos e bem doces com a ajuda das sultanas, das amêndoas e um pouco de mel. O problema é que comi logo dois de seguida... Um para provar e outro para comprovar. Shame on you Carla!
Ingredientes para 6 unidades:
- 1 beterraba cozida
- 1 mão cheia de sultanas
- 2 colheres de sopa rasas de mel
- 2 colheres de sopa de óleo de coco puro
- 1 ovo tamanho M
- 100 de farinha de trigo Tipo 55
- 1 colher de café de fermento químico
- amêndoas laminadas q.b.
Preparação:
Colocar a beterraba, as sultanas, o mel e o óleo de coco no robot de cozinha e triturar bem. Juntar o ovo e voltar a bater. Peneirar a farinha com o fermento e juntar ao robot de cozinha e triturar uma última vez, apenas o suficiente para envolver tudo.
Colocar formas de papel frisado numa forma para queques e dividir o preparado por todas. Polvilhar com as amêndoas.
Levar ao forno pré-aquecido a 160º, aproximadamente 25 minutos. Fazer o teste do palito, se sair limpo estão cozidos. Retirar do forno, e deixar arrefecer fora da forma. Bom apetite!
Que aspeto fantabulástico têm esses queques! Eu adoro a cor que a beterraba dá aos bolos! Eu também andei uns dias sempre com vontade de petiscar algo doce. Mas era o meu organismo que estava viciado no açúcar das festas! Entretanto acho que já voltei à normalidade! Pelo menos há três dias que não como nem me apetece algo doce! Vou levar para mim, ok?! beijinhos
ResponderEliminarO açúcar vicia mesmo. Eu ainda não recuperei, ainda estou tão gulosa... beijocas e resto de boa semana. Sem doces! Eu cá não prometo ;)
EliminarPerfeitos para os lanches!!!
ResponderEliminarBeijinhos.
E com beterraba que nos faz muito bem :). bjs
EliminarAi que fiquei mesmo cheia de vontade de provar estes queques e agora passaste para mim o pecado da gula (não que ele se tivesse perdido, deve ser defeito das "carlas"). Ainda experimento este fim de semana se não houver nenhum contratempo entretanto ;)
ResponderEliminarBeijinhos ...
Blog: Guloso qb
Pois eu ainda não recuperei da gula. Juro que tentei, tentei, tentei... Ia tão bem agora um pastelzinho de nata ;). bjs
EliminarQue bons! Adoro!
ResponderEliminarVou repeti-los mais vezes. Acho que valem bem a pena e são super rápidos de preparar. :)
Eliminar