sexta-feira, 21 de abril de 2017

Vol-au-vent de bacalhau e camarão

Um destes dias o "piolho encardido" estava como se o mundo fosse acabar naquele dia. Trombado, frustrado e muito zangado. Estávamos a jantar e ao ver a cara dele assim e a saber o porquê, deu-me uma enorme vontade rir, e soltei uma das minhas gargalhadas. Ele ficou mais chateado ainda. Eu só lhe disse, que ele tinha 11 anos e ainda tinha tempo para perceber realmente as coisas que são importantes na vida. E enquanto lhe murmurei essa frase pensei na minha mãe que no dia a seguir ia para o hospital ser submetida a mais uma cirurgia, e isso sim, isso é que era importante. Ajudá-la, apoiá-la e que o destino a  trouxesse de volta a casa sã e salva. Tudo o resto são pormenores insignificantes nesta vida que tem tantas coisas boas e outras más que realmente valem a pena, pular de alegria ou sofrer por elas. Ao fim dos anos se levarmos uma vida com otimismo, serenidade, sermos gentis para com o próximo, ajudarmos os nossos entes queridos e os outros também, tudo isso se reflete no nosso rosto, tornando as nossas rugas de expressão num rosto com sorriso constante e de gargalhada fácil. Todos os outros carregam o peso da maldade, e nunca serão felizes mesmo com as coisas boas da vida. Eu não quero ser assim nunca! A minha mãe está bem! Agradeço aos Deuses que me protegem embora eu ainda os procure. Bom fim-de-semana!



Ingredientes para 9 unidades: 
- 1 lombo de bacalhau já demolhado  
- 400g de camarão (usei calibre 20/30 - cerca de 8 camarões)
- 150ml de caldo da cozedura
- 1 colher de sopa de amido de milho
- 1 cebola picada
- 1 dente de alho picado
- 1 folha de louro
- pimenta branca moída q.b.
- cebolinho fresco picado q.b.
- 1 placa de massa folhada
- 1 gema de ovo batida 

Preparação:
Cozer o bacalhau em água temperada de sal. Retirar, limpar de pele, espinhas e desfiar. 
Deixar a mesma água ao lume até levantar fervura e nela cozer os camarões. Retirar com uma escumadeira, deixar arrefecer um pouco, descascar e cortar em pedaços pequenos. Reservar as cabeças e as cascas e o caldo da cozedura.

Levar um tacho ao lume com um fio de azeite, as cabeças e as cascas do camarão. Deixar a fritar uns minutos e de seguida acrescentar um pouco de caldo da cozedura do bacalhau e camarão, para que fique ainda com mais sabor. Coar este preparado e reservar cerca de 150ml.

Levar outro tacho ao lume com um fio de azeite e refogar a cebola, o alho e o louro. Acrescentar o amido de milho, mexer bem e adicionar o caldo reservado. Deixar ao lume até engrossar, mexendo sempre. Desligar o lume, juntar o bacalhau, o camarão reservado e cebolinho fresco picado a gosto. Retificar o sal se necessário e temperar com pimenta moída. Reservar.

Desenrolar a massa folhada e com um copo fazer rodelas de massa. Ao todo serão 18.

Forrar o tabuleiro do forno com papel vegetal e dispor as nove rodelas. Às outras nove fazer uma marca superficial com um copinho mais pequeno para marcar e ser mais fácil cortar uma tampa depois de cozidos.
Colocar cuidadosamente as rodelas marcadas por cima das outras, fazendo um pouco de pressão para a massa colar. Pincelar todas com a gema de ovo. 
Levar ao forno pré-aquecido a 220º durante 5 minutos para a massa folhar. Baixar para os 180º e deixar mais 10 minutos até estarem dourados (dependendo do tamanho). Retirar do forno e deixar arrefecer.

Com a ponta da faca cortar uma espécie de tampa pela marca feita. Encher generosamente com o recheio. Decorar com mais cebolinho. Bom apetite!

6 comentários:

  1. Quando somos miúdos fazemos tempestades em copos de água! Só depois de nos tornarmos adultos é que percebemos o quão ridículos fomos e perder tempo com coisas sem nenhuma importância! Mas a vida é assim! Espero que esteja tudo bem com a tua mãe e que recupere bem e depressa. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade Elisabete e eu que o diga, que fui uma adolescente bem dramática eheheh. A minha mãe já está em casa a recuperar, agora é ajudá-la o mais que eu puder para ela não andar a fazer esforços. beijocas e bom feriado.

      Eliminar
  2. Lindo e com um recheio delicioso.
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estavam tão bons que até me esqueci de escrever a receita e só agora reparei... Estava convencida que tinha escrito, tal foi o entusiasmo em partilhar. bjs e bom feriado!

      Eliminar
  3. Parece-me ser uma delícia, gostei bastante :)
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que ficaram bem simpáticos :). bjs e boa semana

      Eliminar