terça-feira, 12 de maio de 2020

Cheesecake de forno com queijo Quark

O Meu Tempero

Hoje fiz mais um bolinho de requeijão, mas desta vez juntei coco à festa e adocei só com mel que fui buscar diretamente ao produtor. Entretanto lembrei-me que ainda não tinha partilhado este cheesecake de forno que fiz com o queijo Quark da Santiago. Eu sei, ando com tanto tempo livre mas com tão pouca vontade de partilhar o que vai saindo da minha cozinha. Acho que preciso de adereços novos e novas inspirações para as fotografias, e até lá espero que me perdoem :)

Ingredientes:
Base:
- 250g bolachas digestivas (16,17 bolachas)
- 50g de manteiga (ligeiramente derretida e arrefecida)
Creme:
- 5 ovos (tamanho M)
- 120g de açúcar refinado
- 600g de queijo Quark da Santiago
- raspa e sumo de 1 limão pequeno
- 50g de amido de milho
Para decorar:
- morangos frescos q.b. (opcional)

Preparação:
Ligar o forno nos 180º. 
Untar bem uma forma de fundo amovível com manteiga (usei de 23cm diâmetro).

Triturar as bolachas no robot de cozinha, juntar a manteiga e misturar. 
Forrar o fundo da forma com este preparado e calcar com a espátula ou as costas de uma colher para que fique bem compactado. Levar ao forno pré-aquecido cerca de 10 minutos ou até dourar. Deixar arrefecer enquanto se prepara o creme.

Bater os ovos com o açúcar até dobrar de volume. Juntar o queijo, a raspa e sumo do limão, o amido de milho, e bater novamente até estar tudo bem misturado. 

Verter o creme sobre a base de bolachas e levar ao forno cerca de 30/35 minutos. Fazer cuidadosamente o teste do palito e se sair limpo está cozido. Desligar o forno e deixar o cheesecake arrefecer lá dentro com a porta ligeiramente aberta, para que não abata com a diferença de temperatura. 

Depois de totalmente arrefecido, desenformar com cuidado e reservar no frigorífico até servir. 
Na hora hora de servir decorar com morangos a gosto. Bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário